domingo, 28 de setembro de 2008

Fazendeiro planta pau-brasil para fabricar violinos na Bahia

Área de 21 hectares da fazenda abriga plantação.
Projeto é desenvolvido em parceria com entidades ambientais.

Do G1, em São Paulo


Entidades internacionais participam de programa de preservação do pau-brasil (Foto: Reprodução/TV Globo)

O fazendeiro Henrique Brenner cultiva, há cerca de dois anos, 4 mil mudas de pau-brasil em uma área de 21 hectares da Fazenda Bolandeira, em Una (BA). A iniciativa, que faz parte do ‘’Programa Pau-Brasil’’, é desenvolvida pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em parceria com organizações internacionais de preservação do meio ambiente. O fazendeiro pretende, dentro de alguns anos, comercializar a madeira das árvores para a fabricação de violinos.

‘’Nossa fazenda foi procurada por organizações ambientais porque tem uma grande reserva de mata atlântica. Agora temos aqui uma área com pau-brasil e cuidamos dessas mudas com toda a consciência da importância de sua preservação’’, diz Alberto Albagli ao G1, administrador da Fazenda Bolandeira.

Segundo Albagli, esse é o maior plantio de pau-brasil realizado em área sem cobertura florestal. ‘’O pau-brasil sempre foi plantado em áreas sob a predominância de sol e sombra e estamos surpresos que as mudas tenham se desenvolvido tão bem apesar das condições’’, diz. Albagli afirma que as mudas foram cedidas por organizações estrangeiras, mas os custos referentes ao cultivo e à manutenção da área são assumidos pela fazenda.

O “Programa Pau-Brasil” é desenvolvido pela Ceplac através de parceria com empresas nacionais e internacionais como a Associação Brasileira de Archeteiros (ABA), Iniciativa Internacional para Conservação do Pau-Brasil - Estados Unidos (na sigla em inglês, IPCI-USA), IPCI-Alemanha e Confederação de Artesãos e Usuários de Recursos Naturais da França (Comurnat).

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início