Rio São Francisco ganha um milhão de filhotes de peixes em Alagoas
Fonte: Globo Natureza
Edição: Meider Leister
O Rio São Francisco ganhou novos moradores no domingo (10), num trabalho chamado de "peixamento". Em Alagoas, um milhão de filhotes de peixes foram despejados nas águas do rio.enedo, a cidade de igrejas, sobrados e casarões históricos, parou para homenagear Bom Jesus dos Navegantes, o protetor dos pescadores. A tradição tem 127 anos e atrai centenas de fieis para a igreja onde fica a imagem de madeira esculpida por um antigo santeiro. É um dia dedicado às orações. Nesse momento, os ribeirinhos também pedem graças para o rio que banha a cidade.
Bom Jesus ouviu o pedido dos fieis. O Rio São Francisco, um dos principais cartões postais da cidade, é agraciado no dia dedicado ao protetor dos pescadores.
Um milhão de peixes chegam em tanques e sacos plásticos para serem soltos no rio. As pessoas ficam curiosas. Os peixes são transportados de balsa para três diferentes pontos do São Francisco e são despejados por uma calha, direto para as águas do Velho Chico. Os banhistas aplaudem entusiasmados.
Na beira do rio, o peixamento continua com a população sendo convidada a participar. Jovens, adultos e crianças dão sua contribuição com a natureza.
Os novos habitantes do Velho Chico são de espécies nativas da bacia hidrográfica do São Francisco, como dourados, xiras e piaus. As piabas, que também andavam sumidas, voltaram a povoar o rio.
Rosevaldo Jordão é pescador. De longe ele acompanhou tudo e ficou feliz com o que viu. "Enquanto nós pescadores comemoramos o nosso protetor, recebemos também essa grande contribuição dos peixes para que nós pescadores demos prosseguimento a nossa jornada para sustentar nossa família", disse.
1 Comentário:
meus parabens pela iniciativa
Postar um comentário