quinta-feira, 19 de junho de 2008

Exército, liberte os sargentos gays



SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

A pressão para o Exército libertar os sargentos gays vai aumentar nos próximos dias com uma série de manifestações de rua programadas por ONGs. Os protestos pretendem agudizar a imagem de um Exército homofóbico e torturador, principalmente depois do envolvimento de militares na morte de três jovens no morro da Providência, no Rio.

Um dos atos políticos mais representativos está previsto para a tarde da próxima sexta-feira (20), quando será realizada uma caminhada repleta de simbolismos, no centro do Rio. Os manifestantes vão se concentrar a partir das 16h na pça. da igreja da Candelária e vão seguir até o Comando do Leste do Exército, na Central do Brasil.

Apu Gomes/Folha Imagem

Sargentos Fernando Alcântara de Figueiredo e Laci Marinho de Araújo (à dir.) sofrem cerco do Exército na Rede TV!

A "Vigília pela Libertação Imediata de Laci e Fernando" vai render para mídia imagens como o hasteamento da bandeira do arco-íris, distribuição de flores e velas acesas, que serão colocadas pelos manifestantes em frente ao prédio do Comando do Leste.

O protesto contra a prisão dos sargentos, que vivem uma relação estável há 11 anos, conseguiu reunir o apoio de diversas organizações da sociedade civil. Liderada pelo grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, a manifestação também terá integrantes de mais 12 ONGs.

Para justificar a soltura dos sargentos Laci e Fernando, os militantes citam a violação dos direitos humanos e os sinais de que os argumentos da prisão (ausência do trabalho e uso de roupas inadequadas) apenas encobrem o preconceito do Exército e suas regras rígidas contra a visibilidade de militares homossexuais no espaço público. Em Salvador, também está previsto um protesto em frente ao quartel da Mouraria, a partir das 16h, com organização do Grupo Gay da Bahia. Outras ONGs pelas capitais do país também articulam manifestações.
Edição Kassu/AGUABOANEWS

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início