MT tem mais de 1,5 mil casos de malária confirmados

Já foram confirmados 1.519 casos de malária em Mato Grosso nos seis primeiros meses de 2008. Durante todo o ano de 2007, foram registrados 3.080 casos da doença.
No ano de 2008 os municípios prioritários para o controle da doença são: Colniza, com 346 casos, Aripuanã, com 94 casos, Rondolândia, com 71 casos, Juina, com 68 casos, Lucas do Rio Verde, com 49 casos e Colider, com 19 casos, municípios esses com grandes fluxos migratórios e maiores notificações da doença.
A Malária é uma doença infecciosa, causada por um protozoário do gênero Plasmodium e transmitida de uma pessoa para outra, através da picada de um mosquito do gênero Anopheles, ou por transfusão de sangue infectado com plasmódios. As espécies de plasmódios que afetam o ser humano são: Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale.
O diagnóstico de confirmação da doença é feito por exame parasitológico de sangue (gota-espessa) e por métodos sorológicos (imunofluorescência indireta, Elisa).
O mosquito da malária, o anopheles, pica o homem doente, se contamina e depois pica o homem sadio e o faz adoecer. Eis o ciclo que se completa no Noroeste. O anopheles aparece em alguns pontos fora da região endêmica.
Os sintomas da Malária são: intenso calafrio seguido de febre alta, vômitos, dores de cabeça e no corpo. À medida que a temperatura começa abaixar, o doente apresenta intensa sudorese. Estes acessos se repetem com intervalos diferentes, de acordo com a espécie do plasmódio.
A prevenção da doença leva em conta o fato de que não existe uma vacina que confira proteção contra a malária. Para se obter algum grau de proteção contra a malária , restam, a utilização de repelentes, roupas de mangas compridas, mosquiteiros sobre as camas ou redes de dormir, telas nas janelas e portas das habitações e evitar a permanência ao ar livre nos horários em que o mosquito se apresenta em maior quantidade, como o amanhecer (crepúsculo matutino) e o anoitecer( crepúsculo vespertino).
Em 16/06/2008 às 15:02:45 - por Redação/Mato Grosso On Line
Edição Kassu/AGUABOANEWS

Postar um comentário