terça-feira, 10 de junho de 2008

Projeto Preservação do Rio Sete de Setembro em Canarana alcança projeção nacional

A comunidade do Garapú II, localizada a 28 km da cidade de Canarana, é formada por 40 famílias, em sua maioria de produtores e trabalhadores rurais.

A Escola Municipal Elídio Corbari, localizada na comunidade, tem 180 alunos, desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio.

O rio Sete de Setembro faz parte da sub-bacia do rio Culuene, um dos afluentes do rio Xingu. Muitas de suas nascentes localizam-se em propriedades rurais da localidade.

No mês de setembro de 2006, a Escola resolveu conhecer uma das nascentes do rio. Após a constatação da situação da mesma, a Escola criou o Projeto Preservação do Rio Sete de Setembro, desenvolvendo várias ações para sensibilizar a comunidade pela preservação da biodiversidade, visando à conscientização sobre a importância do rio para o ecossistema local.

O Projeto aderiu a Campanha Y’Ikatu Xingu e foram realizadas palestras, pedágios ecológicos, concurso de desenho, coleta de lixo, entre outros, despertando o interesse de grupos locais, regionais e nacionais.

Com recursos do Fundo Xingu e APM (Associação de Pais e Mestres), a Escola desenvolveu um viveiro próprio. Parte dessas mudas já foi utilizada para a recuperação de uma nascente dentro da comunidade. A escola participou também da I Mostra de Educação Ambiental de Canarana, em outubro de 2006, se classificando para participar da 1 Mostra Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação, etapa regional, em agosto de 2007 na cidade de Água Boa.

Da regional o projeto foi para a I Mostra Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação, etapa estadual, em Cuiabá no mês de outubro de 2007, ficando entre os quatro melhores do Mato Grosso, participando em abril desse ano, da II Feira Nacional de Ciência e Educação Básica, em Brasília.

Da participação na etapa estadual a Escola foi contemplada com um data show. Na etapa nacional, onde a Escola foi representada pelas professoras Hilda e Sidiane e as alunas Janete e Terezinha, ainda não veio o resultado.

Na quinta-feira da semana passada, 29 de maio, a Escola expôs o projeto no CTG Pioneiros do Centro Oeste, num evento que teve a participação da Caravana do Esporte e Caravana da Música.

A equipe da Elídio Corbari entregou a Adriana Saldanha, diretora das caravanas, cópia do trabalho. Na oportunidade Adriana fez muitos elogios ao projeto, dando a certeza de que a Escola está contribuindo para que os problemas ambientais sejam solucionados.(Da Redação).

Fonte:O Pioneiro
Postagem Kassu/AGUABOANEWS

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início