sexta-feira, 25 de julho de 2008

Detran fará licitação para a compra de 20 bafômetros

por THIAGO ITACARAMBY – PH


O Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT) fará na próxima sexta-feira (25), a licitação para a compra de 20 etilômetros (bafômetros). O processo foi adiado pela terceira vez e segundo a assessoria de imprensa do Detran foi motivada por uma investigação dos documentos das duas empresas concorrentes. Em Mato Grosso há 18 aparelhos, sendo três da Polícia Militar e 15 da Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com a assessoria do Detran, o valor de cada aparelho está previsto em cerca de R$ 10 mil. Além dos 20 etilômetros, o Detran solicitou 50 mil bocais descartáveis. O valor total do pregão está previsto em R$ 200 mil.

Os aparelhos serão utilizados para a aplicação da Lei Seca, que proíbe a ingestão de qualquer teor de álcool por quem vai dirigir, entrou em vigor no dia 20 de junho.

A lei estipula que os condutores não podem ter mais que 2 g/l (dois decigramas por litro de sangue). A dúvida dos motoristas é se a utilização de substâncias que contenham álcool na formula, como xaropes, podem ser detectados pelos bafômetros.

O Ministério da Saúde divulgou uma nota afirmando que o consumo de medicamentos, anti-sépticos bucais e bombons recheados com licores não são detectados no teste do etilômetro. Por esse motivo, o órgão considera desnecessário a elaboração de uma lista de medicamentos que possam interferir no exame porque em todos os casos, o condutor estará dentro da margem de tolerância. Fonte:Primeira Hora/Por Kassu.

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início