Professores participam do primeiro módulo da Formação de Agentes Socioambientais

Foi realizado nessa semana, de segunda até quinta-feira, no Centro Universitário, o primeiro módulo da Formação de Agentes Socioambientais Educadores da Bacia do Xingu no Mato Grosso, com a presença de 44 professores dos municípios de Canarana, Água Boa, Ribeirão Cascalheira, Querência, Gaúcha do Norte e Campinápolis.
Quatro componentes básicos serão trabalhados com os formandos: aspectos da percepção do papel do educador na escola e na comunidade; aspectos educacionais voltados à questão ambiental, social e cultural da região; desenvolvimento de exercícios de habilidades sociais, práticas educativas, vivências e iniciativas socioambientais; sistemas agroflorestais e restauração florestal como alternativa para o processo educativo.
Neste primeiro módulo, além do estudo, os professores participaram de um plantio agroflorestal, um sistema integrado de plantas da floresta com plantas comestíveis. O ensaio está localizado em uma área dentro do terreno onde fica a Casa da Criança.
A formação faz parte do projeto Governança Florestal nas Cabeceiras do Xingu, uma iniciativa da campanha ‘Y Ikatu Xingu. A segunda oficina acontece no mês de fevereiro de 2009 e a terceira em julho do próximo ano.
O objetivo da formação é criar e potencializar iniciativas e projetos que aliem conservação e recuperação dos recursos naturais para a Bacia do Xingu no Mato Grosso com a valorização de ações locais e da cultura agroflorestal. Para obter mais informações e entregar sua ficha de inscrição, entre em contato.
Fonte: O Pioneiro/Publicado por Kassu.
