sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Icco promove a visita de estudantes holandeses a iniciativas socioambientais na Bacia do Xingu

ISA, Sara Nanni.

Sete estudantes da Holanda e representantes da Organização Intereclesiástica para o Desenvolvimento (Icco) estiveram na região da Bacia do Xingu, de 13 a 19 de agosto. Os estudantes holandeses fazem parte de um programa da Icco, que trata do tema mudanças climáticas, denominado Fair Climate.

Iniciativas socioambientais em assentamentos e pequenas propriedades rurais, a realidade de uma aldeia indígena, uma fazenda produtora de soja e muitos quilômetros de estrada de chão batido estiveram no roteiro da visita de sete estudantes da Holanda e representantes da Organização Intereclesiástica para o Desenvolvimento (Icco) à região da Bacia do Xingu, de 13 a 19 de agosto.

Os estudantes holandeses fazem parte de um programa da Icco que trata do tema mudanças climáticas, denominado Fair Climate. Por esse motivo, eles são chamados “embaixadores do clima” e têm a missão de disseminar os conhecimentos que foram apreendidos durante a visita para as escolas, universidades, famílias e igrejas de seu país de origem. A Icco, sediada em Utrecht, na Holanda, é uma das instituições apoiadoras da Campanha Y Ikatu Xingu e parceira do Instituto Socioambiental (ISA).

Antes de irem a Canarana, os holandeses estiveram em Brasília, onde conversaram com Mercedes Bustamante, especialista em biodiversidade do Cerrado e professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB), e Carlos Gurgel, do Laboratório de Gaseificação de Biomassa, também da UnB. Ainda em Brasília visitaram o escritório do ISA, o Museu Juscelino Kubitscheck e o Memorial dos Povos Indígenas, onde foram recebidos por Marcos Terena.

Estudantes holandeses na casa de sementes, em Canarana

Em Canarana, os estudantes conheceram a casa de sementes e o viveiro de mudas - construído pelo ISA em parceria com a prefeitura - e também a fazenda de Terezinha Goldoni, no Garapu, onde há experimentos com agrofloresta, plantio de mudas e de sementes de forma manual e mecanizada. Eles também tiveram uma reunião com Eliane Felten, secretária de agricultura do município, e receberam informações sobre o processo de colonização e a estrutura fundiária da região. No município de Querência, aconteceram visitas à Escola Família Agrícola (Emfaque), à aldeia Ngôjwêre, ao Projeto de Assentamento (PA) Brasil Novo e à Fazenda Tanguro. Diferentes realidades para contextualizar a situação do desmatamento no Mato Grosso, e apresentar algumas soluções criadas para minimizar esse problema. Toda a visita foi acompanhada por Luciano Eichholz, engenheiro florestal e técnico do ISA.




Holandeses visitam agrofloresta no Garapu, acompanhados por técnicos do ISA

A visita dos holandeses foi concluída com um sobrevôo em algumas áreas dentro do Parque Indígena do Xingu e no seu entorno. Antes de retornarem ao seu país, foram até Brasília para uma reunião com o embaixador da Holanda no Brasil para conversarem sobre políticas de cooperação entre os dois países para mitigar efeitos e impactos das mudanças climáticas. Reuniram-se ainda com Geraldo Siqueira, chefe de gabinete da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental.

Raimer Rodrigues Rezende, 30 anos, é brasileiro e mora na Holanda há sete anos, onde faz mestrado em políticas ambientais na Universidade de Utrecht. Foi numa conferência sobre mudanças climáticas em seu país, em dezembro de 2007, que ficou sabendo da viagem que seria feita ao Brasil e resolveu entrar para o programa Fair Climate da Icco, tornando-se também um embaixador do clima. Ele conta que, quando voltar à Holanda, escreverá artigos sobre o que viu na visita à região da Bacia do Xingu, e pretende publicá-los em sites e revistas que têm a ver com a América Latina. “Não basta cessar o desmatamento e o consumo de soja. O problema está no modelo de desenvolvimento e nos padrões de consumo que foram exportados pelos países ricos para todo o mundo. E agora é preciso apoiar a difusão de modelos alternativos de desenvolvimento”.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início