quinta-feira, 16 de outubro de 2008

MTA libera BR-364; mas bloqueio continua nesta 5ª feira

por THIAGO ITACARAMBY – PH

Foto Ilustração

A BR-364 foi liberada às 17h dessa quarta-feira (15) por conta de uma manifestação feita por trabalhadores rurais do Movimento dos Trabalhadores Acampados e Assentados (MTA) da região Sul do Estado. Eles cobram posicionamento do Incra em relação às propriedades desativadas da região. No total são mil famílias acampadas na região, aguardando algum tipo de oportunidade agrária.

De acordo com uma liderança do MTA de Pedra Preta, Cícero Andrade, apenas três vistorias foram realizadas este ano. Por outro lado, não houve conclusão do processo de desapropriação de nenhuma delas. Ele comentou que existem famílias há quase cinco anos acampadas sem receber nenhum benefício do governo.

Ainda de acordo com a liderança do MTA, várias ações estão espalhadas por todo Mato Grosso. “O movimento procura pressionar o governo para que acelere o processo de assentamento de novas famílias”, afirmou.

A assessoria de imprensa do Incra informou que existem vários projetos a serem vistoriados nos próximos meses. No entanto, ainda de acordo com a assessoria, o processo depende de outros órgãos já que são terras localizadas em divisas com países vizinhos e outras possuem alguma restrição na Justiça. A assessoria de imprensa disse que a direção está de portas abertas para receber os trabalhadores rurais para esclarecimentos.

BLOQUEIO – Segundo a coordenação do MTA, para os próximos dias estão previstos mais bloqueios na rodovia. O movimento aguarda proposta do Incra. O bloqueio encerrou às 17h de quarta-feira e formou congestionamento de aproximadamente 25 Km. Dois pontos da rodovia esteve fechado. Sãos os quilômetros 149 e 226 da BR-364. Respectivamente, 20 e 50 km de Rondonópolis.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início