segunda-feira, 20 de outubro de 2008

PMDB de Goiás sai fortalecido para 2010

Com 472.319 votos, Iris Rezende conseguiu se reeleger em Goiânia. Foram mais de 70% dos votos válidos. Maguito Vilela teve mais de 80% da preferência dos eleitores de Aparecida de Goiânia. Em Jataí, Humberto Machado conquistou seu terceiro mandato com o voto de 30.211 eleitores (62,27% dos votos válidos).

Humberto Machado é o primeiro político a conquistar três mandatos de prefeito no município, único que irá governar Jataí pela terceira vez antes de completar 50 anos e bate recorde de votos

A partir de 1º de janeiro de 2009, Humberto Machado (D) e Reni Franco Garcia assumirão os postos de prefeito e vice-prefeito de Jataí

Itamar Cordeiro/Folha do Sudoeste

O prefeito eleito Humberto Machado (PMDB), além de inaugurar uma nova página na história político-administrativa do município, sendo o primeiro filho de Jataí a ser eleito para governar o município por três mandatos, é também o primeiro com menos de 50 anos de idade a conquistar pela terceira vez o posto de chefe do poder executivo jataiense.

Com 30.211 votos (outro recorde), o equivalente a 62,27% dos votos válidos de Jataí - que nestas eleições de 5 de outubro foram de 48.514 sufrágios, 81,75%; uma aprovação superior ao total da soma dos votos dos dois adversários, o atual prefeito, Fernando Peres (PR), com 12.473 votos, e o empresário (sulista de nascimento) multimilionário Victor Priori (PSDB), com 5.830 votos, mais os votos nulos, 1.444; brancos, 641, e abstenções, 8.743.

Na opinião de grande parte dos articulistas - e politiqueiros - de Jataí, assim como na de alguns analistas e cientistas políticos em geral, "os resultados na política partidária são cíclicos", garantem renovação e substituição de ideologias e tendências a cada ciclo ou estágio de evolução de um povo.

Por esta ótica, o engenheiro Humberto Machado, tecnicamente, bate mais um recorde considerando que se a alternância política seja em ciclos, o "domínio" do Partido da República - o PR (extinto PL) do atual prefeito não teria concluído o seu ciclo. A considerar essa máxima, muitos estudiosos das ciências políticas acreditam que os ciclos se alternam a cada período de 20 anos, teoria que perde um pouco da sua notoriedade com o resultado do primeiro turno das eleições deste ano, em que o PMDB volta - antes de 20 anos fora do poder - a comandar sete das principais cidades do estado de Goiás, incluindo os dois maiores colégios eleitorais goianos, Goiânia e Aparecida de Goiânia, onde Iris Rezende Machado, vence as eleições em primeiro turno na capital do estado, com 74, 16% dos votos válidos, e irá governar a capital goiana com 27 dos 35 vereadores eleitos - uma maioria absoluta -, e o jataiense Luiz Alberto Maguito Vilela entra para a história de Aparecida de Goiânia - segundo maior colégio eleitoral do estado - com a esmagadora votação de 81,1% dos votantes nas eleições de 2008 naquele município.

MAIORIA NA CÂMARA

Não tanto quanto Iris Rezende, na capital do estado, o prefeito eleito de Jataí, Humberto Machado, deverá iniciar seu terceiro governo com maioria simples na Câmara de Vereadores e uma bancada de oposição moderada.

Logo no encerrar da apuração das urnas já ficou confirmada uma bancada governista a partir de 2009, de 50% dos vereadores eleitos, sendo três do PMDB e dois da coligação situacionista vitoriosa. Mas não têm sido raras as afirmações de que a julgar pela forte ligação histórica do ex-prefeito Nelson Antônio (PPS) com Humberto Machado, sua atuação deverá ocupar uma posição de oposição moderada - ou de centro - com ampla tendência situacionista.

Também não improvável será um posicionamento de discreta oposição a total adesão governista por parte do vereador que conquistou a terceira cadeira na Câmara de 2009, João Rosa Leal (PR).

GOVERNO "TÉCNICO"

Sem querer adiantar nomes da sua futura equipe de governo, o Humberto disse a este jornalista, no segundo dia depois de eleito, em entrevista pela rádio Transamérica Hits, que só irá anunciar seu secretariado após o Natal. Mas deixou claro que irá aplicar maior peso técnico do que político na escolha e composição da sua equipe de principais assessores.

Mesmo preferindo não falar em nomes, Humberto Machado não fez reservas quanto a sua predileção pelo presidente da Sicob/Cooprem, a Cooperativa de Créditos Empresarial de Jataí - inaugurada no último dia 10 de outubro -, Valter Pedro Cardoso, para assumir a Secretaria de Finanças, pasta já ocupada por ele nas suas duas administrações anteriores. "O Valter é uma pessoa muito competente, capacitada e que eu faço questão de tê-lo como meu secretário de Finanças, apesar de que ainda não fiz esse convite oficialmente para ele e apesar, também, de que ele está na presidência de uma importante instituição recém-criada em Jataí, que é a Cooperativa de Créditos Empresarial", ressaltou o prefeito eleito.

Humberto Machado antecipou também que pretende fazer algumas mudanças na estrutura administrativa assim que tomar conhecimento da mesma e já adiantou que é projeto seu a criação de uma secretaria ou superintendência para cuidar de assuntos comunitários. "Quero criar uma secretaria ou uma superintendência - vai depender das condições financeiras da prefeitura - para atender diretamente as lideranças de bairros", disse. Ele antecipou também que o setor da habitação deve ter uma pasta exclusiva, que poderá ser uma secretaria ou uma superintendência.

SAÚDE

Assim como em seus discursos de campanha, o prefeito eleito disse que uma de suas primeiras obras será a conclusão do mini-hospital da Avenida Goiás, "que será dotado de equipamentos e equipe de profissionais compatíveis com um hospital". "Não será apenas um PSF - disse Humberto - porque o PSF é apenas uma equipe de atendimento às famílias. Quero dotar o mini-hospital de equipamentos, como raio-x, autoclave, instrumentais médicos para ser um hospital de pequeno porte para desafogar o congestionamento de atendimentos na emergência do Centro Médico".

TURISMO

Para fomentar o turismo em Jataí, Humberto Machado disse que vai dotar Jataí de auditórios. "Precisamos atrair para Jataí o 'turismo de eventos', aproveitando as faculdades, as empresas, as indústrias. E para isto, temos que oferecer auditórios que possam comportar grandes eventos, encontros, seminários. Por isso, vamos terminar o Centro de Convenções, que terá capacidade para mais de mil lugares", disse. "Dessa forma - continuou - vamos atrair pessoas que vão movimentar o comércio, vão gastar aqui, vão comprar no comércio aqui, vão gerar mais demandas por vagas na rede hoteleira, mais consumo de combustível nos postos de combustível da cidade e vão desfrutar do nosso potencial termal".

OBRAS

Prudente, Humberto disse que ainda é cedo para se falar em obras até que sua equipe de transição tome conhecimento da saúde financeira da prefeitura e não quis anunciar a construção de nenhuma nova obra.

FUNCIONALISMO

Também a prudência marcou as respostas do prefeito eleito em relação aos funcionários da prefeitura. Segundo ele, todos quantos forem tecnicamente necessários para a governabilidade serão mantidos.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início