segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Uso de plantadeira para recuperação de área degradada é testado em uma fazenda em Canarana


Na quarta e quinta-feira da semana passada, numa parceria entre a Secretaria de Agricultura, Isa e o produtor Arlindo Cancian, com apoio da Embrapa e da Aprosoja, foi realizado na fazenda São Roque, a 6 km da cidade, em Canarana, o plantio de 1,2 hectares para a recuperação de uma área degradada á beira de uma represa.

A novidade, é que foi usada uma plantadeira de soja, onde foram colocadas sementes de diversas espécies de árvores do cerrado, coletadas durante o Festival das Sementes, junto com sementes de oleaginosas. As sementes maiores foram colocadas na plantadeira no lugar onde, no plantio da soja, é colocado o adubo, e as sementes menores, onde é colocada a soja.

As oleaginosas foram plantadas em conjunto para dar o sombreamento necessário ao desenvolvimento das árvores, bem como para controlar a brachiaria. O local também foi cercado para evitar a invasão pelo gado. Esse será o primeiro de uma série de plantios que estão previstos na fazenda, servindo como experimento do novo sistema de plantio.

Conforme o proprietário da fazenda, o produtor Arlindo Cancian, se o experimento der certo, será um sistema de plantio mais barato, prático e rápido. “Não será necessário plantar muda por muda”, disse, acrescentando que, conforme o resultado, o plantio com plantadeira poderá ser usado em grandes áreas para a recuperação. (Da Redação / O Pioneiro).

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início