Associação Sal da Terra e vereador Jocasta unidos na luta pelo primeiro assentamento de Canarana
Reportagem especial, por Kassu
AGUA BOA NEWS
Associação dos Pequenos Produtores Rurais Sal da Terra de Canarana, na pessoa da Presidente Rosimar Silva Vales, juntamente com o nobre Vereador Jocasta e a Empresa de Planejamento e Consultoria Agropecuária “PLANEJAR”, vêm somando forças na luta para criar o primeiro Assentamento Rural do INCRA no município de Canarana-Mt.
Recentemente estiveram visitando a Fazenda Guatapará que possui 7.200,00 hectares localizados a 5 km da Vila Kuluene onde a seu convite estava o Chefe do pólo Regional da Unidade Avançada do Vale do Araguaia do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) Joaquim Francisco Ferreira.
Após a visita na propriedade o Senhor Joaquim nos informou recentemente que deste o dia 15 de novembro de 2008 as documentações estão no Gabinete da Presidência da República aguardando a publicação do Decreto autorizando a criação do Assentamento na Fazenda Guatapará. Vale ressaltar ainda que a Associação Sal da Terra possui mais de 210 famílias associadas. Segundo levantamento o município de Canarana-Mt é uma das únicas cidades do país que não possui Assentamento.
Disse o Vereador Jocasta:
“Precisamos dar incentivos a essas famílias que estão procurando seu meio de sobrevivência para que cada família venha a produzir seu próprio alimento, melhorando assim a renda do grupo familiar e melhor dizendo melhorando e muito a economia do município com projetos do próprio estado e do governo Federal.
Tenho certeza que saindo esse primeiro Assentamento Rural irão abrir as portas para a criação de novos Assentamentos na região.Um exemplo não muito distante é o município de Água Boa-MT aonde já existem 1200 famílias assentadas, que vêem contribuindo consideravelmente na economia do município com a venda de legumes, frutas, derivados”.
Já conhecia o vereador Jocasta, há 15 dias tive o privilégio de acompanhar em uma viagem pelo Norte Araguaia, durante o percurso que duraram alguns dias pelas estradas que tem o pomposo nome de BR158, pude constatar a sua sinceridade naquilo que faz ou que ainda pretende fazer.
O lado materialista não consta na sua agenda, o seu cotidiano é servir ao próximo mesmo que esteja muito distante. Em todos os municípios onde visitamos é conhecido e amigo, desde a classe política, sindicalistas e os aposentados. Os abraços apertados muitas das vezes são regados a lagrimas. São idosos que ele já ajudou.
Em Porto Alegre do Norte duas senhoras estavam em uma padaria com uma garota com o braço quebrado, e não conseguiam médico nem particular, já era a quarta vinda de São Félix do Araguaia, mais uma viagem perdida. “Quero pagar e mesmo assim não consigo os médicos estão todos para fora” apesar da pressa, pois tínhamos reunião marcada à tarde em Bom Jesus do Araguaia mesmo assim o nosso vereador orientou a desesperada mãe como proceder.
Aqui em Água Boa é muito comum ele estar na frente do INSS ou no Hospital Regional rodeado de pessoas humildes.
Parabéns Jocasta pela luta!... É de pessoas assim que o Araguaia precisa. Parabéns!...

Postar um comentário