Frank Caldeira e medalha de bronze na São Silvestre confirmam presença na Corrida de Reis
Faça parte desta festa também! As inscrições podem ser feitas até amanhã.
Redação TVCA
Frank Caldeira já confirmou presença na Corrida de Reis. Não só ele, a brasileira Fabiana Cristine da Silva, melhor colocada na São Silvestre. Ela chegou em segundo lugar na prova e está de malas prontas para Cuiabá.
Além deles, o atleta queniano Kiprono Mutai também vai estar nas ruas no domingo. O corredor foi o terceiro colocado na Corrida de São Silvestre.
A expectativa é reunir 10 mil participantes neste evento que promete marcar a história da região. A corrida vai ser no dia 11 de janeiro de 2009.
Faltam apenas quatro dias para a maior prova de rua do Centro-Oeste. E você que ainda não fez a inscrição tem até amanhã, dia 7, para garantir presença na Corrida de Reis.
É bom não deixar para a última hora, e procurar hoje mesmo os postos de inscrição. Você não paga nada e vai ter a oportunidade de participar da festa de 25 anos da maior prova de rua do Centro-Oeste brasileiro.
A novidade este ano é que a corrida será transmitida ao vivo dentro do Esporte Espetacular de domingo. Ou seja, é Mato Grosso que será mostrado para o Brasil e para o mundo, com a programação da Globo Internacional.
Além da TV Centro América na capital, em Sinop, Rondonópolis e em Tangará da Serra, existem outros postos de inscrição na Grande Cuiabá. A lista completa você encontra aqui.
Percurso
A prova tem um percurso de 10 quilômetros, com largada próximo a Ponte Sérgio Mota, em Várzea Grande e chegada na Praça das Bandeiras, em Cuiabá. A organização conta com a presença de atletas de Mato Grosso, de outros estados brasileiros e até do exterior. O que atrai tantos corredores é a premiação, uma das maiores do Brasil. São dois carros zero quilômetro, além de quantias em dinheiro.
Também são premiados com medalhas os três primeiros colocados de cada categoria (definida pela faixa etária). Ao todo, a XXV Corrida de Reis tem 20 categorias, sendo 10 no masculino e 10 no feminino.
Para facilitar a organização e agilizar na hora de definir a colocação e o tempo dos atletas, a Corrida de Reis utiliza o chip eletrônico, equipamento colocado no tênis dos corredores e que registra a classificação no momento da chegada. O aparelho também evita fraudes no meio do percurso. Faça sua inscrição.
Caravana da Corrida de Reis
Uma novidade este ano é a Caravana da Corrida de Reis. O repórter Mauro Júnior, o cinegrafista Lázaro Edno e o auxiliar técnico Célio Fernandes estão na estrada e trazem histórias de personagens da Corrida de Reis espalhados por todo o Mato Grosso. Confira o diário de bordo desta viagem realizada por nossos repórteres.
História da prova
A Corrida de Reis foi realizada pela primeira vez em 1985, organizada pela TV Centro América. O nome da prova surgiu em homenagem aos 3 Reis Magos (data religiosa comemorada no dia 6 de janeiro) e reunia nos primeiros anos da competição, uma média de 200 a 300 corredores – a maioria atletas de Mato Grosso.
Com o passar dos anos, a Corrida de Reis foi crescendo dentro do Estado e ganhando reconhecimento e espaço no calendário de atletismo na região Centro-Oeste e hoje, em nível nacional.
Hoje, 25 anos depois da primeira prova, a Corrida de Reis é a prova de rua mais importante do Centro-Oeste, reunindo atletas de nível nacional e internacional. A participação de corredores de vários estados brasileiros elevou o nível técnico da competição.
Quando a TV Centro América começou a premiar em dinheiro os três primeiros colocados, o número de inscrições aumentou ainda mais. Em 1.995, a prova bateu o recorde de inscritos, cerca de 2.000 corredores, 900 a mais que em 94. Desde 1.997, o número de inscritos foi fixado em 3 mil participantes, em 2005 e 2006 o número de participantes foi de 5.000 atletas, em 2007 o número de inscritos foi para 6.000 atletas e para 2008 foram esperados 7.500 participantes.
A primeira Corrida de Reis realizada em 1.985, teve como vencedor Juarez Sabino e Jorilda Sabino. Na época, Jorilda tinha 14 anos e foi considerada a Cinderela Descalça, pois corria sem tênis. Atualmente, Jorilda Sabino ao lado da prima Nadir Sabino e de Viviane Anderson detêm o título de tetracampeãs da prova. No masculino o mineiro Amauri Ribeiro, e Daniel Lopes detêm o título de tetracampeões da prova.
Um dos momentos mais delicados é a largada, que requer cuidado dos atletas profissionais que corriam ao lado dos amadores. Para evitar tumulto, a organização criou o pelotão de elite, formado pelos corredores melhores colocados na Corrida de Reis e nas provas de nível nacional.
A partir de 97, o pelotão de elite passou a ser composto por 100 atletas, 70 no masculino e 30 no feminino.
Para 2009, serão 150 corredores na elite, sendo formado pelos 100 melhores colocados no masculino e 50 no feminino (da XXIV Corrida de Reis 2008), mais 50 atletas que comprovarem ter participado em outras corridas de nível nacional e internacional em 2008/2009 e ter se classificado entre os 10 primeiros colocados.
O percurso
A Corrida de Reis tem um percurso de 10 quilômetros. A largada é próximo a Ponte Sérgio Motta, em Várzea Grande acompanhando o seguinte trajeto: avenida Beira Rio, avenida Tenente Coronel Duarte com chegada na avenida Historiador Rubens de Mendonça, em frente à Praça das Bandeiras.
Em 25 anos de prova, o percurso da Corrida de Reis teve poucas mudanças. A primeira ocorreu em 1989. A linha de chegada que ficava na avenida do CPA, antes do viaduto da Miguel Sutil, passou para a avenida Marechal Deodoro no ano de 2004, em frente à TV Centro América, posteriormente teve sua chegada na avenida Mato Grosso e para 2009 a chegará será na Av. Historiador Rubens de Mendonça, em frente à Praça das Bandeiras.
A largada também teve uma alteração, agora com a saída próximo a ponte Sérgio Mota. No total, os corredores vão percorrer cinco avenidas. A primeira é a Av. Dr. Paraná, em Várzea Grande, depois de cruzarem a ponte Sérgio Mota, os corredores entram na avenida Beira Rio e em seguida na Ten. Coronel Duarte, conhecida como Prainha e daí seguem em frente pela Av. Historiador Rubens de Mendonça, onde estará a faixa de chegada.
Recordes
Antes de oficializar a prova, o recordista da Corrida de Reis era Amauri Ribeiro com o tempo de 27’11”. No feminino o recorde da prova era de Viviane Oliveira, que em 95 fez o tempo de 34’28”.
Hoje, depois de oficializada pela Confederação Brasileira de Atletismo, em 97, a Corrida de Reis tem como recordista no masculino Valdenor Pereira dos Santos com o tempo de 29’29”(em 2002). No feminino, o recorde é de Maria Zeferina Baldaia, com o tempo de 34’15”(em 2002).
Para outras informações, acesse www.corridadereis.com.br. Ou mande e-mail para corridadereis@tvca.com.br. O telefone para sugerir reportagens é o (65) 3614-1750 ou para tirar dúvidas ligue para o departamento de marketing da TV Centro América de Cuiabá. O número é (65) 3614-1790 a 1793.

Postar um comentário