Sai nomeação do petista William para Incra-MT
Publicado por Kassu
AGUA BOA NEWS

Deputado Abicalil emplaca William na superintendência do Incra Para ser contemplado no posto, William contou com articulação junto ao Palácio do Planalto do seu padrinho político, o deputado federal Carlos Abicalil, que tem ligações estreitas com o presidente Lula. O novo superintendente integra a corrente majoritária Unidade na Luta, mesmo grupo do federal Abicalil e dos deputados estaduais Alexandre Cesar e Ságuas Moraes, que está afastado da Assembléia e conduz a secretaria estadual de Educação.
Há três anos o nome de William Sampaio é cotado para o Incra-MT, mas as articulações se intensificaram no mês passado, com a prisão pela Polícia Federal do então superintendente regional João Bosco de Moraes e de outros membros da diretoria e servidores do órgão, sob acusação de envolvimento em esquemas de fraudes. Bosco e os demais foram libertados quatro dias depois. Nesse interím, foi exonerado. Ele tinha sido indicado ao cargo pelo ex-senador Jonas Pinheiro, que faleceu o ano passado.
Agora, o PT volta a conduzir um dos órgãos que se que tornou complexo e problemático. O MPE acumula uma série de denúncias ligadas ao Incra-MT, como de servidores que supostamente estariam tendo vantagem indevida em processos de desapropriação de terra, além de outros crimes, como de estelionato e formação de quadrilha. Há processos sobre esquemas com terras devolutas do Estado e da União com deslocamento de títulos fundiários e irregularidades em alguns dos mais de 500 projetos de assentamento, com ação forte dos chamados grileiros dentro do órgão.
Disputa
Nos últimos 10 anos, o Incra-MT já esteve com o PMDB, sob indicação dos superintendentes Elarmin Miranda e Clovis Figueiredo Cardoso. Depois, sob Lula, veio o PT, com Leonel Wohlfahrt, afilhado político da senadora Serys Marly. Este caiu em 2007, abrindo espaço para o ex-pefelista João Bosco, servidor de carreira do Incra.
William Sampaio é tido como militante histórico do PT. Ele é servidor efetivo do Estado. Exerce cargo de gestor governamental e, as com mudanças na estrutura da administração estadual, foi remanejado da pasta do Planejamento para a Casa Civil. Seu pedido de licença do cargo no Estado para assumir o Incra foi assinado pelo governador Blairo Maggi desde o último dia 8.
Autor: RDNews


Postar um comentário