Unidade nas eleições da AMM garante fortalecimento dos municípios
Publicado por Kassu
AGUA BOA NEWS
O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, e o vice-governador Silval Barbosa conduziram na tarde desta quarta-feira (21.01), uma reunião com três candidatos à presidência da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) para o biênio 2009/2010. O prefeito de Jauru, Pedro Ferreira, foi definido como cabeça de chapa (presidente); o prefeito de Terra Nova do Norte, Manoel de Freitas ficou com o cargo de vice-presidente e Joemil Araújo, prefeito de Rosário Oeste, será o Tesoureiro. O quarto candidato, Dênio Peixoto, prefeito de Planalto da Serra não compareceu à reunião.
A formação de uma chapa de consenso foi resultado da intermediação do Governo do Estado. O empenho do Governo do Estado em evitar uma disputa acirrada busca garantir o fortalecimento do municipalismo. O vice-governador Silval Barbosa considerou uma vitória para a democracia o resultado obtido. “A Associação é uma entidade que defende o interesse comum dos municípios e a importância de se fazer o consenso é exatamente garantir essa unidade”, destacou Silval Barbosa.
Na reunião desta tarde, apenas o candidato Dênio Peixoto não compareceu. De acordo com o atual presidente José Aparecido dos Santos (Cidinho), prefeito de Nova Marilândia, o quarto candidato estava em viagem e não pôde comparecer, mas manifestou interesse em apoiar o consenso.
O prefeito Pedro Ferreira destacou que o apoio do Governo do Estado foi fundamental para garantir a união entre os gestores que disputam o comando da AMM. “Nós entendemos que o interesse da Associação está acima de qualquer interesse nosso. Fortalecendo os municípios melhora para a população desses municípios e melhora para o Estado”, salientou o candidato a presidente.
A eleição está prevista para o dia 30 de janeiro, conforme convocação publicada no site da entidade. Quatro prefeitos anunciaram candidatura como cabeça de chapa (presidente) para concorrer no processo eleitoral. Pedro Ferreira (Jauru); Manoel de Freitas (Terra Nova do Norte); Joemil Araújo (Rosário Oeste) e Dênio Peixoto ( Planalto da Serra).
Os três candidatos entenderam que o momento pede a unidade da entidade que defende os interesses dos municípios, acima dos interesses particulares.
ASSOCIAÇÃO - Fundada em 04 de maio de 1983, a AMM surgiu da necessidade de se criar no estado uma entidade que congregasse os municípios e representasse o poder público municipal junto às demais esferas de governo. Tem como objetivo: Congregar os Municípios; Promover o aperfeiçoamento da Administração Municipal, através de assistência técnica, jurídica, administrativa e educativa; Manter serviços de consulta e assistência jurídica e administrativa; Elaborar, aprovar e acompanhar a execução e implantação de planos, programas e projetos; Promover congressos, simpósios, seminários, entre outros.
Redação/Secom-MT
Atualizado as 20h50m
"Então eles fizeram o acordão? Agora é que vou disputar mesmo. Terei o apoio dos prefeitos e estou sim na disputa", disparou Dênio, em entrevista ao PnBOnline no final da tarde desta quarta-feira (21).
A aliança entre o PP, PR e PMDB foi construída em reunião realizada nesta tarde no Palácio Paiaguás, com o apoio do governador Blairo Maggi (PR), o deputado estadual José Riva (PP), o presidente da AMM, José Aparecido, o Cidinho (DEM), e o superintendente da entidade, Adjaime Ramos, que estiveram reunidos com os demais candidatos à disputa, com exceção de Dênio Peixoto.
Eles decidiram lançar Pedro Ferreira como cabeça de chapa, Manoel Freitas (PR) com a vice-presidência e Joemil Araújo (PMDB) com a tesouraria.
Segundo Dênio, o presidente da AMM o procurou para tentar articular um consenso. Mas ele respondeu que não abrirá mão da disputa. "Entendo o Cidinho, ele tem a posição dele de apoiar o Pedro, mas eu continuo na disputa", declarou.
As eleições da AMM tem sido marcadas pelo consenso em torno de uma única candidatura. A última disputa aconteceu há 10 anos quando Érico Piana, de Primavera do Leste, concorreu contra Priminho Riva, prefeito de Juara. Érico saiu vitorioso com folga na eleição e permaneceu na presidência durante quatro anos.
Uiara Ribeiro PnBOnline


Postar um comentário