Canarana poderá receber metade das casas para a usina em Água Boa
22-02 às 14:36
Publicado por Kassu
AGUA BOA NEWSAconteceu na tarde da quinta-feira da semana passada (12/fev) uma reunião entre produtores, empresários e autoridades do município e da região, com o objetivo de conhecer o projeto da empresa Cluster Bioenergia, que estará implantando usinas de cana-de-açúcar na região de Barra do Garças, Nova Xavantina e Água Boa.
A empresa, representada pelo seu presidente, Dr. João Meireles, veio a Canarana acompanhado do deputado federal, Eduardo Moura, secretário de Agricultura do Estado, Neldo Weirich e do prefeito de Água Boa, Mauricio Tonhá. A comitiva foi recepcionada nas dependências do Sindicato Rural, onde além de produtores e empresários, estavam presentes o presidente da Câmara, vereador Maurão, os vereadores Chico Redeiro, Gema, Madelaine, Jocasta e Enio Haas. Representando o Executivo, esteve a vice-prefeita, Marilei Bier e a secretária de agricultura, Eliane Felten. Após as considerações das autoridades presentes na mesa de honra, João Meireles falou aos presentes sobre o projeto. A Cluster de Bioenergia prevê a implantação de três destilarias em sequência, sendo 2012 em Barra do Garças, 2014 em Nova Xavantina e 2016 em Água Boa. O investimento do empreendimento chegará a três bilhões de reais. A previsão da área total plantada é de 180 mil hectares. A expectativa dos investidores é de que sejam gerados 7.200 empregos diretos e 20 mil empregos indiretos na região, assim que todas as usinas estejam funcionando com capacidade total. “E o que é mais importante pra região, toda a mão- de -obra será contratada e qualificada junto a trabalhadores daqui”, afirma Meireles. A capacidade de produção total será de 1.100 bilhões de litros e etanol/ano e geração de 1.200 MW/ano de energia elétrica.
Com relação à Canarana especificamente, o Dr. João Meireles colocou que não só o município, mas todos da região ganharão com a vinda de outras empresas ligadas ao setor alcooleiro, como indústrias de plásticos biodegradáveis. Para o secretário Neldo Weirich, esse projeto vai impulsionar a economia da região. “Nosso interesse era que esse investimento fosse no Mato Grosso e com a definição do Vale do Araguaia, vamos trabalhar para que esse empreendimento cumpra o cronograma de implantação na região”, disse.
No final da reunião foi aberto o espaço para os presentes tirarem as suas dúvidas e obterem mais informações. O ex-prefeito Luiz Cancian aproveitou a oportunidade e perguntou ao presidente da Cluster sobre a possibilidade da construção de metade das casas dos funcionários em Canarana, da usina que será construída em Água Boa, já que o projeto prevê a construção de 3.200 unidades habitacionais. João Carlos Meireles respondeu que a possibilidade existe e que pra isso acontecer realmente é necessário o município de Canarana dispor de mão-de-obra que atenda a demanda de vagas, e viabilidade com relação à estrada, para o transporte dos funcionários. (Por Altemar Dias). Fonte: O Pioneiro

Postar um comentário