domingo, 8 de fevereiro de 2009

Policia de Confresa descobre quadrilha de venda de veículos ilícitos

08/02/2009 às 20h59m
Publicado por Kassu
AGUA BOA NEWS


Atenta a movimentação crescente da cidade, os investigadores de Confresa, distante 1.200 quilômetros de Cuiabá, desconfiaram da grande circulação de veículos de fora da cidade e que acabavam sendo comprados por moradores da região.

Sexta-feira (06), outros dois veículos chegaram ao município, chamando a atenção da equipe policial por um deles se tratar de uma caminhonete nova, de grande valor.

Uma operação foi realizada para apreensão e checagem destes veículos. As apreensões foram de uma caminhonete Toyota Hilux SW4, placas JHO-0588 de Brasília e um Fiat Pálio Celebration com placas também de Brasília JHJ-4824.

As investigações mostraram que os veículos têm irregulares graves, sendo a Hilux um “dublê” de outra caminhonete que está em Brasília e o Pálio foi financiado com documentos roubados, que diferencia do chamado “finam”, muito comuns na região.

Os dois já estavam sendo comercializados por valores muito inferiores aos de mercado. A caminhonete foi comprada em Goiás por R$ 20 mil e já estava negociada em Confresa por R$ 25 mil, “Trata-se de um grupo organizado que traz veículos da região de Luziania (GO) até Confresa, apontando para uma grande quadrilha do entorno de Brasília que tem ramificação em nossa cidade. Tudo será esclarecido ao término das investigações”, diz o investigador Wender Mendonça. Para ele, esse tipo de veiculo comercializado só traz prejuízo, tanto para quem está preso como para quem compra e podendo ser enquadrado no crime de receptação, o município perde também por não recolher os impostos devidos por estes veículos.

Os depoimentos dos dois homens presos e de uma mulher que os acompanhava dão conta de que outros veículos já foram negociados na região dentro do mesmo esquema. José Carlos da Silva, 34 anos que é de Luziania diz ser mecânico e trouxe a caminhonete de luxo, com a carteira de habilitação vencida desde 2001. Seu companheiro Elismar Rosa de Campos, 35 anos que reside em Luziania foi preso com a Palio nas ruas da cidade. Os dois criminosos já tinham passagem pela policia.

O investigador chefe de operações, Volnei Paz, lembra de um episódio ocorrido no ano passado quando um EcoSport com placas de Brasília também foi apreendida em Confresa, pela Policia Rodoviária Federal, sendo confirmado como produto de furto, também na cidade de Luziania, “Essa é uma quadrilha que vem agindo em nossa região já há algum tempo e que agora a Policia tem elementos para iniciar um inquérito mais aprofundado cercando o grupo com ações conjuntas à Delegacia Regional de Luziania e da 8ª Delegacia de Brasília”. Ainda segundo o investigador chefe, já há indícios muito fortes de que o comando destas negociações estão partindo de Confresa. “Estamos fechando o cerco, com mais algumas ações poderemos identificar e prender mais pessoas envolvidas no esquema criminoso”, disse Volnei.

O delegado Regional Ronan Vilar que comanda essas investigações determinou que os veículos apreendidos fossem encaminhados à Politec, em Cuiabá, para serem periciados.
Fonte: Luciano Silveira / Jornal O Parlamento

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início