sexta-feira, 27 de março de 2009

Guascor do Brasil derrama 30 mil litros de diesel em Tarauacá (AC)

Altino Machado / Blog da Amazônia
Publicado por Kassu - 27/03/2009 às 20h53
AGUA BOA NEWS




A empresa Guascor do Brasil, responsável pela usina termelétrica do município de Tarauacá (AC), derramou mais de 30 mil litros de óleo diesel num córrego que deságua no rio Tarauacá. Parte do diesel foi coletado pelos moradores do bairro Novo e revendido por R$ 0,50 - o litro de diesel custa R$ 2,75 na cidade.

O derramamento de diesel começou quando o reservatório, cuja capacidade estava completa, continuou recebendo o óleo bombeado a partir de um caminhão. O registro do tanque estourou por causa da pressão e o óleo vazou entre 7 e 11 horas da manhã de quinta-feira.

No ano passado, a Guascor causou outro derramamento de diesel em Tarauacá, quando houve rompimento no oleoduto que a empresa construiu interligando o porto da cidade à sua usina. Em janeiro, uma balsa da Companhia de Eletricidade do Estado Acre (Eletroacre) derramou 25 mil litros de óleo diesel no leito do Rio Purus, próximo da fronteira Brasil-Peru, após colidir com um banco de areia numa das regiões mais remotas do país.

O combustível seria usado pela Guascor do Brasil na geração da energia elétrica de Santa Rosa do Purus. No mês passado, três empresas responsáveis pelo derramamento de diesel se comprometeram na Justiça Federal em cumprir a todas as exigências feitas em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado do Acre.

O juiz Jair Facundes, da 3ª Vara da Justiça Federal no Acre, estabeleceu prazo de 60 dias para que a Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), a empresa Guascor do Brasil, responsável pela usina termelétrica de Santa Rosa, e a empresa A.M. Barreto, contratada pela Eletroacre para o transporte do combustível, cumpram as exigências.

O chefe do escritório da Guaspor em Rio Branco e o secretário Eufran Amaral, do Meio Ambiente, não atenderam as chamadas da reportagem ao telefone para que se pronunciassem sobre o novo derramamento de diesel no Acre.

- Estou informado sobre o caso e o mesmo já está sob os cuidados do promotor Marco Aurélio Ribeiro, do Ministério Público Estadual - disse o procurador da República Anselmo Cordeiro Lopes.

Fotos J. Sales

Veja aqui os comentários dos leitores:

  1. Isto é uma vergonha. Empresas como essa deveriam pagar as mais altas multas por esse estrago a natureza. O mundo caminha numa vertente de melhorias em relação ao meio ambiente, as Empresas estão, a cada dia mais se envolvendo neste assunto. Infelizmente existem pessoas irresponsáveis que administram empresas e que não estão nem um pouco preocupado com o meio em que vivemos, andando na contra-mão. Cometem de forma absurda um crime contra a poplulação, tirando o DIREITO de vivermos em um ambiente sadio.

    Comentário por Valdemir Junior — março 27, 2009 @ 12:48 pm

  2. é de ficarmos indignados com tamanha falta de responsabilidades dessas empresas que não conduzem esses materiais contaminantes de forma adequada… com tantos episódios ocorridos nesta mesma região e nada se fez para proteger a “população e muito menos o meio Ambiente” como se derrama 30 mil litros de oleo das 7 as 11 hrs e ninguém viu??? as penalidades para estas catastrofes não podem ficar somente nas multas em dinheiro e sim cadeia e limpeza integral e recuperação ecológica do ambiente contaminado.

    Comentário por Eudes Marcelo — março 27, 2009 @ 12:48 pm

  3. Sou Técnico em Segurança do Trabalho e zelo muito pelo meio ambiente, é sabido por todos que na europa como também em países desemvolvidos as multas por agentes poluentes a natureza são altíssimas(mesmo em caso de falha mecâcnica) já que as empresas devem possuir um sistema reserva de proteção caso tal falha aconteça.Mesmo que tenhamos um ministro do meio ambiente consciente mas sem autoridade para implementar tais multas a empresas de grande porte, nosso país ainda sera conhecido onde tudo acaba em pizza ou carnaval.

    Comentário por Paulo — março 27, 2009 @ 1:45 pm

  4. Sinceramente, sai uma multinacional espanhola de seu país para fazer lambança no Brasil. Devem ser punidos porém o Brasil tem que buscar uma solução diferente para o problema de energia nestas regíões. Com óleo diesel é sujeira na certa.
    Agora que todos eles deve pagar para mitigar os prejuízos ambientais não há dúvida. O Ministério Público tem que entrar com tudo…

    Comentário por silvio ferreira — março 27, 2009 @ 2:02 pm

  5. Fico feliz, mesmo sabendo que foi uma tragedia mais tiveram o careter de divulga e tenta resolver e aqui na minha cidade que esta semana uma empresa derramou 240 toneladas de biodiesel aqui e ninguel ficou sabendo isso sim que é uma vergonha

    Comentário por Joao — março 27, 2009 @ 2:07 pm

  6. ainda bem que o Acre nao existe, senao eu teria ficado muito furioso com tal notícia

    Comentário por Rubens — março 27, 2009 @ 2:09 pm

  7. Empresas como esta deveriam ser fechadas e seus donos trabalhar de sol a sol até que a natureza que eles detruíram por causa da ganância volte ao normal. Isto é imperdoável.

    Comentário por Eunice — março 27, 2009 @ 3:02 pm

  8. Munta nela nao deixa passar eles apredem so quando mexe no bolso deles que as Leis sejam cumpridas

    Comentário por Marta — março 27, 2009 @ 3:23 pm

  9. É uma irresponsabilidade que nos causa vergonha…e nós donas de casa separando o óleo de cozinha pra não causar males ao Meio Ambiente…fazendos a nossa parte ,agora Policia e o Ministério Público tem que Punir…severamente com multas bem pesadas…….É VERGONHOSO o que acontece em nosso País…

    Comentário por Elizabeth — março 27, 2009 @ 3:48 pm

  10. Infelizmente, as empresas estão sujeitas a crimes ambientais, agora o que essa empresa responsávelpor esse derramamento deve fazer é tentar o máximo amenizar os danos causados pelo óleo diesel nesse curso d’agua, apurando os responsáveis e cumprir a todas as exigências feitas pelos órgãos ambientais, e a empresa colocar os seus advogados à disposição da justiça
    É muito facil as pessoas jugarem as empresas pelos crimes nesse caso especifico ambiental, e esquecerem que quem opera as maquinas na maioria das vezes são seres humanos aptos a esses tipos de erros.

    Comentário por Daniel Rolim — março 27, 2009 @ 3:55 pm

  11. Vergonha!!! crime ambiental não tem nem o que dizer!

    Comentário por Ellen Luna — março 27, 2009 @ 3:55 pm

  12. A dona da Daslu recebeu 94 anos de cadeia, esses deveriam levar uns 300. e ninguem faz nada;
    Cadê o Lula nessa hora , meu povo!

    Comentário por gigi — março 27, 2009 @ 3:59 pm

  13. isto acontece porque no Estado do Acre, os meios de defesa ambiental e so no papel, esta não e a primenira vez que esta cuja empresa realiza esta desgraça no ambiente, e nem sera a ultima, farão tantas vezes queiram porque sabem que não vais acontecwer nada, sairão sempre impunes e com certeza de que condenaram que os denciarem.

    Comentário por Roberto Carlos de Piole — março 27, 2009 @ 4:10 pm

  14. É sempre assim. Infelizmente, vivemos num país sem lei, sabemos disso. Aposto minhas calcinhas como têm político por trás disso. Culpados, claro!! Provavelmente donos ou sócios dessas famigeradas empresas que sabem muito bem que não vai dar em nada, pois não é a primeira vez que eles causam esses desastres ambientais. Um país governado por merdas, e com funcionários públicos comprometidos apenas com seus salários, dá nisso…

    Comentário por Shirley — março 27, 2009 @ 4:21 pm

  15. Infelizmente moramos num pais de politicos ordinários onde ninguém segue as leis !! Só vão acordar quando os desastres ecologicos atingirem eles ou as propriedades deles.

    Comentário por ricardo — março 27, 2009 @ 4:28 pm

  16. Mas onde esta este governo de merda que não manda prender estes assassinos estes ordinários, eles tinham é que coloca-los de quatro e enfiar óleo é na bunda deles e da familia também.
    Que pouca vergonha estes vagabundos não pensam no futuro .
    Pena demorte para estes canalhas.

    Comentário por danubio — março 27, 2009 @ 4:36 pm

  17. Vergonha, Vergonha Vergonha e indignacao. E por isso que os paises desenvolvidos querem passar a tomar conta da amazonia ja que o Brasil nao tem capacidade nenhuma para fazer isso. Um pais sem lei onde ninguem respeita nada. Isso prescisa acabar urgentemente. Nao tem mas condicoes. Essa empresa deveria ser punida com uma altissima multa e o alvara funcionamento cancelado.

    Comentário por Eduardo — março 27, 2009 @ 4:48 pm

  18. No meu estado houve um derramamento de produtos tóxicos num rio, o proprietário além de estar preso fechou a empresa. Porque o responsável era um Brasileiro nato e pequeno empresário aqui do sul.
    Pergunto, os donos ou responsáveis desta empresa serão punidos? Pelo que abemos e lemos multi nacional, quando é para assumir reponsabilidadesnão aparecem. e infelizmente fica por isso mesmo. País que não tem comando em todos os sentidos ,dá nisso.

    Comentário por estanga — março 27, 2009 @ 4:49 pm

  19. quanto despedicio eles causaram,eles devem é pagar uma multa altissima.ELES DEVERIA ERA METER ESSE OLHO NA BUNDA DELES E NÃO NO RIO!!!QUE FALTA DE COMPETêNCIA!!!!!

    Comentário por anderson — março 27, 2009 @ 4:51 pm

  20. Rubens!! o que nao existe é seu cerebro!!!!

    Comentário por Hyllana — março 27, 2009 @ 4:53 pm

  21. Brasil Pais da decadencia total,cada vez mais indo para o fundo do poço,,,,,,acorda povãaaaaaaaoooooooooo.

    Comentário por Valdinei V Quadros — março 27, 2009 @ 4:55 pm

  22. E mais uma vez a natureza fica a mercê dessas empresas que não tem responsabilidade ambiental… e o pior, as leis brasileiras não são aplicadas de maneira correta… Temos que ser mais intolerantes com esse tipo de crime, que coloca em risco a vida de todos nós.

    Comentário por Vanessa — março 27, 2009 @ 4:59 pm

  23. Enquanto as autoridades competentes não tomarem medidas severas,para esta pouca vergonha, isto vai continuar acontecendo.

    Comentário por Almir — março 27, 2009 @ 5:00 pm

  24. Meu Deus! Onde estão as autoridades resposnávei???
    O q será do futo do meu, do seu, dos nossos filho e netos???
    Pelo amor de Deus façam alguma coisa ….
    acidentes como estes jamais devem acontecer, e qdo acontecem devem ser resolvidos ….
    Pessoal só pensa em lucrar
    cuidar da natureza q é vital,nem se preocupam
    é triste, muito triste

    Comentário por Silvana — março 27, 2009 @ 5:00 pm

  25. Mas esse mundo está perdido mesmo, até onde isso vai chegar?
    Será que ninguém entende que o meio ambiente está pedindo socorro, nossas florestas estão sendo aniquiladas, nossos rios e mares poluídos, nossos animaizinhos inocentes mortos, e a troco de que?. De dinheiro, de ganância, de riqueza?. Meu Deus, até onde isso vai?. Será que vai ser preciso acabar com a raça humana antes que ela acabe com o mundo inteiro?. Se pra salvar o planeta isso for necessário, eu acho a melhor solução.

    Comentário por Márcia — março 27, 2009 @ 5:01 pm

  26. Que vergonha!!!! é por essas e outras q tenho cada vez mais vergonha de ser brasileiro.
    Tinham q fazer eles beberem essa água.

    Comentário por Eu — março 27, 2009 @ 5:22 pm

  27. O fato é um crime ambiental de grandes proporções. A lei dos crimes ambientais comtempla responsabilidade da pessoa jurídica, bem como, os prepostos representantes da empresa. Não resta dúvida que empresas estão destruindo o meio ambiente com a maior irresponsabilidade. Cadeia para esses vagabundos.

    Comentário por Edison Ordakowski — março 27, 2009 @ 5:23 pm

  28. Cambada de safados!
    Muita conversa….cadeia neles!

    Comentário por Alfredo — março 27, 2009 @ 5:33 pm

  29. E a Estrado do Colono, por muito menos que isso está fechada….. que vergonha

    Comentário por marina — março 27, 2009 @ 5:34 pm

  30. Infelismente por esses danos a natureza,é que eu digo!!!

    Só daremos o valor ideal qdo a ultima arvore for derrubada,quando o ultimo rio se secar,e o ultimo peixe for pescado!

    Ai começaremos a dar valor a NATUREZA!!

    Um absurdo fora do comum,principalmente da parte dessas empresas de grande porte,que no caso teria que dar o exemplo para as pessoas!

    Bom a natureza já esta se voltando contra os seres humanos só não vê quem não qué!

    Comentário por rafael — março 27, 2009 @ 6:00 pm

  31. QUE VERGONHA, COMO CIDADÃ BRASILEIRA QUERO PUNIÇÃO, ESSA EMPRESA TEM QUE PAGAR, É NOSSO DIREITO O PÁIS É NOSSO, E ESPERO QUE A LEI FUNCIONE PARA NÃO ACONTECER MAIS.

    Comentário por lucineia cruz — março 27, 2009 @ 6:15 pm

  32. até quando conviveremos com tudo isso, a empresa é reincidente, governo, autoridades, façam a lei valer e fechem logo essa porcaria! através de atos como esse nossa amazônia está sendo degradada, por favor a consciência é pouca para muitos!

    Comentário por kilmer garrêto — março 27, 2009 @ 6:38 pm

  33. eu quero ver se nossas autoridades não vão tomar providencias sobre isso, teria q fechar uma empresa ainda masi sendo brasileira isto é uma vergonha.

    Comentário por cremilson tavares roldão — março 27, 2009 @ 6:43 pm

  34. É IMPOSSIVEL PARA AS AUTORIDADES FAZER TODAS AS FISCALIZAÇÕES NECESSÁRIAS EM UM PAÍS TÃO GRANDE COMO O BRASIL. POREM AS EMPRESAS TÊM QUE SE ADQUAREM AS LEIS, AS NORMAS EXISTENTES, PARA QUE, COM ISSO O MEIO AMBIENTE POSSA ESTAR UM POUCO MAIS, LIVRE DE DESASTRES DESSA ENVERGADURA.
    TAMBÉM CABE ÁS PESSOAS QUE ESTÃO EM TORNO DAS EMPRESAS QUE NAO CUMPRE O QUE MANDA A LEI, OU AS QUAIS POSSAM ACONTECER UM “ACIDENTE”, INTERAGIR COM O MEIO E DENUNCIAR QUALQUER TIPO DE ARNOMALIDADES, QUE POSSAM AFETAR O PLANETA VERDE.. QUE E A MÃE NATUREZA.
    COM ISSO NOS TEMOS TAMBEM, QUE EVITA OS RISCOS, FAZENDO UMA CONTENÇÃO., PARA QUE NÃO OCORRA UM INCIDENTE E POSTERIOR UM ACIDENTE. CAUSANDO MUITAS VEZES DANOS IRREPARÁVEIS A VÁRIAS ESPÉCIES DE ORGANISMOS VIVOS E TAMBÉM, EM FUTURO PRÓXIMO.. TRAZENDO VÁRIAS CONSEQUÊNCIAS AOS SERES HUMANOS.
    TODAS AS GERAÇÕES SOFRE COM UMA CATASTROFE DESSAS. PORÉM AS VEZES MUITAS EMPRESAS NÃO TEM SE MUITO PREOCUPADAS, COM ESTAS SITUAÇÕES

    Comentário por DONNAN — março 27, 2009 @ 7:01 pm

  35. Enquanto nossos politicos , ficam em Brasilia , fazendo negociatas ,
    pagando hrs extras que não existem , não se preocupando com o povo , educação , hospitais , é isso que acontece em regiões mais distantes , faz-se o que quer , e o povo local em sua ignorância , ainda tenta se aproveitar com a destruição de seu proprio ambiente ,
    realmente , CADA POVO , TEM OS GOVERNANTES QUE MERECEM ..

    Comentário por Joao Carlos — março 27, 2009 @ 7:06 pm

  36. Esta empresa já é reincidente em acidentes ambientais.
    As autoridades competentes devem de atuar com rigor neste caso .
    O planeta agoniza por causa destas atitudes inresponsáveis.

    Comentário por eder moura — março 27, 2009 @ 7:32 pm

  37. É um absurdo, fatos desse tipo ainda ocorrerem.
    Acidentes, como a colisão c/ o banco de areia, tudo bem, podem acontecer e não dá p/ prever.
    Mas manutenção em oleoduto, verificação de capacidade de reservatório e falhas dessa natureza, as empresas têm a responsabilidade de evitar, prevenir, investir um pouco dos lucros, p/ garantir a manutenção adequada.
    E no caso de vazamento, a responsabilidade de “limpar” a área deveria ser das empresas. Além, claro de multa bem alta.
    Em caso de repetição: cadeia aos responsáveis!

    Comentário por Roberta — março 27, 2009 @ 7:33 pm

  38. Deve-se exigir que essas empresas prestem serviços sociais ao meio ambiente, plantando arvores, reflorestando, doando terras proximas para reflorestamento, fiscalizar.

    Comentário por Sergio — março 27, 2009 @ 7:44 pm

  39. Caros,
    Eu sempre ouço esses discursos bonitos , onde se através de palavras falam em meio ambiente,em protege-lo, enfim, isso não funciona. Não funciona !

    È preciso mudar esse comportamento, tem que existir uma forma de resolver esses problemas no nosso pais e nos demais.

    Nem que precise queimar essa raça maldita de canálias.
    Edivaldo

    Comentário por Edivaldo — março 27, 2009 @ 8:02 pm

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início