sábado, 28 de março de 2009

Ministério suspende dois registros de fertilizantes em Mato Grosso

Publicado por Kassu - 28/03/2009 às 21h13
AGUA BOA NEWS



O Ministério da Agricultura suspendeu, no segundo semestre do ano passado, o registro de 12 fertilizantes, corretivos ou inoculantes, devido à comprovação de fraude. Destes, dois têm registros de estabelecimento em Mato Grosso e pertencem a Yara Brasil Fertilizantes S/A. De acordo com nota divulgada pelo Ministério, "a suspensão de registro foi aplicada por deficiência grave (fraude) constatada nas garantias do produto, comprovada por análise laboratorial". No caso específico de Mato Grosso, houve deficiência constatada nos teores de manganês, cobre e zinco.

A fiscalização da produção e do comércio de fertilizantes, corretivos, inoculantes e biofertilizantes destinados à agricultura, também divulgou o números de novos produtos registrados durante o no segundo semestre de 2008. Foram mais de 4,2 mil registros no período, sendo que 196 deles feitos em Mato Grosso, o sexto maior volume do País. São Paulo contabilizou mais de 1,2 mil produtos e obteve a liderança.

O coordenador de Fertilizantes, Inoculantes e Corretivos do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas do Ministério da Agricultura, José Guilherme Tollstadius Leal, explicou que, em caso de fraudes, as penalidades vão desde advertência, multa, cancelamento ou suspensão do registro até a condenação e inutilização do produto. A inspeção gerou 635 autos de infração, 40% a mais no mesmo período do ano anterior. Com as multas aplicadas, a fiscalização somou arrecadação de pouco mais de R$ 1,4 milhão.

Em nota, o ministério informou que foram fiscalizados 4.102 produtos no segundo semestre do ano passado. A partir da fiscalização, os técnicos do ministério constataram que os índices de conformidade estão acima dos verificados em igual período de 2007, o que indica melhora na qualidade dos insumos. O número de produtos fiscalizados foi 48% maior que no primeiro semestre de 2008 e 12% acima do verificado no mesmo período de 2007.

O índice de conformidade dos fertilizantes minerais simples foi de 93%. O resultado preocupante foi com relação aos fertilizantes minerais mistos, com índice de conformidade em torno de 79%. Não foi constatada evolução na qualidade desses insumos em comparação aos dados de 2007. (Com Agência Estado)

Diário de Cuiabá
Autor: MARIANNA PERES

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início