sexta-feira, 27 de março de 2009

QUERÊNCIA MOBILIZADA FAZ MEGA REUNIÃO E PREFEITO CONVOCA TODOS PARA AUDIÊNCIA NA BARRA DIA 4 DE ABRIL

Publicado por Kassu - 27/03/2009 às 18h39
AGUA BOA NEWS

Por Homero Sérgio / Querência Hoje


A palavra foi franqueada ao público que esteve presente ao evento.


Equipe da Globo durante entrevista com Fernando Gorgen.


Eduardo Moura participou da reunião na Câmara Municipal de Querência.



Numa mobilização ímpar na cidade, aconteceu ontem na Câmara Municipal uma reunião das mais significativas que contou com a presença de quase 150 pessoas do arco da sociedade querenciana e de vários setores produtivos. Todos com um objetivo comum que é se preparar técnica e organizadamente para se fazer ouvir na audiência pública que vai definir qual área Querência está inserida dentro do Zoneamento Ecólogico do Estado e que será debatido e aprovado dia 4 de abril em Barra do Garças. Na entrada foi distribuído um documento com os argumentos pedindo a mudança de Querência para Zona 1 e não 2.3 entre outras mudanças.

No encontro estiveram presentes na mesa : Fernando Gorgen, prefeito, Luizimar Pereira Luz, presidente da Câmara, Eduardo Moura, suplente de deputado federal e sua esposa, Daltro Barbosa secretário de agricultura, Darci Heemann presidente sindicato Rural, Elisandro Delosbel do sindicato dos trabalhadores,Lércio Freitas do Sindicato Ruralde Água Boa, Neuri Wink vereador e presidente da comissão de obras, serviços públicos, agroindústria,comércio e turismo da Câmara Muncipal, além do advogado Marcelo Cunha do sindicato que fez a apresentação com as mudanças sugeridas pela FAMATO no teor do texto. Presentes também o vice-prefeito João Pizzi, a secretária Roseli Gorgen e os vereadores: Luiz Vezaro, Valério Fernandes, Dona Helena e o coordenador do ISA Rodrigo Junqueira.

Além da imprensa local, o encontro foi transmitido pela rádio comunitária e contou também com a presença de uma equipe da TV Globo que produz programas para o Globo Rural.

Após várias falas sobre a importância da presença numerosa em Barra do Garças para fazer valer a opinião dos Querencianos, fica evidente a necessidade de união dos segmentos da cidade já que a votação está prevista para julho deste ano e a audiência pública é a última oportunidade para interferir na alma do projeto.

O vereador Neuri agradeceu e salientou a importância da presença significativa de ontem que registrou a participação de produtores, grandes e pequenos, OAB, Rotary,Apae, Igreja Católica e Evangélica, professores, jornalistas, juventude católica, comerciantes, representantes de entidades como um todo e convidou todos para uma reunião mais técnica que acontecerá no sábado 8 horas na Câmara para a definição do documento e da organização da Caravana que seguirá para Barra do Garças em 4 de abril.

Breve uma entrevista com Fernando Gorgen Prefeito de Querência e com Eduardo Moura sobre a importância da participação de todos na audiência pública.


NOTA EXPLICATIVA

O que é o Zoneamento Sócio Econômico Ecológico (ZSEE), “de Organização do Território a ser Obrigatoriamente seguido na implantação de Planos, Obras e Atividades Publicas e Privadas, estabelecendo medidas e Padrões de Proteção Ambiental dos recursos hídricos e do solo conservação da Biodiversidade, garantindo o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população”.


Dos critérios -

Ambiental ou Ecológico

Estrutura Produtiva

Desenvolvimento Humano

Institucional

O Zoneamento diz que as áreas do País, Estados ou Municípios podem ser divididas em acordo com sua realidade própria chamada Zonas, com características de Potencial Econômico Ecológico e ocupação no outrora foi autorizada a implantação do Projeto de Colonização, incentivos através da Sudam do Governo Federal e posteriormente com implantação de mais cinco assentamentos do INCRA o que aprova nossa aptidão agrícola. Por isso vou relatar alguns fatos mais relevantes do por que da classificação Erronia do nosso município no Zoneamento Sócio Econômico Ecológico e a necessidade de reverter esse quadro na Audiência de Barra do Garças, dia 4 de abril de 2009, estaremos classificados dentro do Zoneamento na categoria 2.3 que se identifica com regiões focadas para a preservação e recuperação de fontes hídricas.

Compreende áreas de significado estratégico, pelo fato de abrigarem as nascentes nas áreas de recarga do alto curso dos rios formadores de grandes bacias hidrográficas.

E nós identificamos como categoria 1 que contempla áreas consolidadas ou consolidar.

Compreende as ares que se encontra em processo de consolidação das atividades produtivas ou já consolidadas, que concentram a porção mais dinâmica da economia estadual, para as quais são recomendadas ações e intervenções para a manutenção e/ou intensificação das atividades existentes, tendo em vista a sustentabilidade ambiental e econômica.


Prova isso:

- Temos consciência de Preservação do Meio Ambiente, pois no mínimo somos iguais em devolução de destino correto de 99% das embalagens oriundos de produto tóxico, coisa que é exemplo pro mundo.

- Temos diversidades de Produção de Alimentos como, soja, arroz e milho mais de 20 anos, alem da agricultura de subsistência dos parceleiros do INCRA e chacareiros do entorno de nossa cidade.

- Temos solo vermelho-amarelo apto para pratica da agricultura.

- Prova disso é que temos os maiores índices de produtividades do Estado de Mato Grosso.

- Seguramente temos 85% das APPS preservadas.

- Consciência que precisamos chegar mais perto dos 100% mas sabemos que ninguém tem isso, nem São Paulo, nem Europa, nem Ásia ou onde tiver ocupação humana.


Meio Ambiente

- Porque somos agricultura consolidada merecemos e somos aptos a se enquadrar na categoria 1. no ZSEE do MT

- Porque somos responsáveis por 51% da produção do Vale do Araguaia.

- Porque ser contemplados na categoria 1.

- Porque temos que ter responsabilidade de zelar pelo compromisso social que o município tem; Afinal temos que ter renda para dar saúde, educação, saneamento básico, com água e esgoto trafegabilidade para o cidadão ter o direito de ir e vir, buscar a melhora da condição de vida pra si e seus familiares.

O município precisa preservar a continuação do direito através do Executivo e suas secretarias, ir buscar e ter acesso aos programas de Governo ou Ministérios, fontes de recursos para dar continuidade na implantação de pequenos seringais para o parcelamento, projetos de pupunha, para num futuro próximo formar pequenas indústrias para processamento e comercialização direta.

- Temos implantado um sistema agrícola altamente tecnificado.

- Praticamos plantio direto

- Fazemos contenção das águas das estradas.

- Por tanto senhores, temos argumentos mais do que suficientes para reverter esse equivoco de posicionamento na categoria e no mapa Sócio Ecológico Econômico do nosso Estado do MT.

- Estamos numa região visada por muitos interesses, mas temos nossa identidade própria; nossa condição própria; nossos valores próprios nossas necessidades próprias e nossa vontade própria.

Por isso prezada comunidade, estamos mobilizados (Câmara de Vereadores, Sindicato Rural e Executivo Municipal), e temos que mobilizar mais e se fazer presente nas reuniões técnicas e a população, juntos no dia 4 de abril em Barra do Garças na Audiência Publica, para sensibilizar a Comissão se Deputados que lá estarão para dirigir os trabalhos e fazer valer nossa vontade e mais essa batalha igual a outras tantas que já enfrentamos, mas certeza de forma organizada e toda a comunidade unida, falando a mesma linguagem. Já que nesse caso especifico, não justifica e não tem espaço para outra interpretação, assim trabalhando, crescendo e vivendo em harmonia, agricultores, parceleiros, cidadãos da cidade e etnias indígenas.

NEURI NOBERTO WINK

Presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Agroindústria, Comercio e Turismo da Câmara Municipal de Vereadores de Querência -MT.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início