Confira as dez principais notícias do dia 30 de abril
Por Juliano Machado publicado por Kassu às 12h00
AGUA BOA NEWS
1. A um passo da pandemia
Está na manchete de quase todos os jornais do mundo. A OMS elevou o nível de alerta da gripe suína para 5, que significa “pandemia iminente”, e disse que é possível chegar ao grau 6, o último, que corresponde a uma declaração de estado pandêmico. Entre a noite de ontem e a manhã de hoje, como informa o portal G1, mais três países confirmaram casos da doença: Holanda, Suíça e Peru, configurando a chegada efetiva do vírus à América do Sul. Com isso, já são 14 os países com casos confirmados de gripe suína. No Brasil, o Ministério da Saúde admite a suspeita em dois casos, um em Belo Horizonte e outro em São Paulo.
2. Máscaras podem não ser tão eficazes contra a gripe
A BBC Brasil ouviu de alguns especialistas em infectologia que as máscaras, quase disputadas a tapa nos países mais afetados pela gripe suína, podem passar uma falsa sensação de segurança. “Há muito poucas provas de que elas dão proteção real contra a gripe. Eu acho que dá-las ao público como aconteceu no México apenas destrói a confiança”, diz o virologista inglês John Oxford. As máscaras são mais úteis para evitar que o vírus saia do corpo, mas não impede de forma integral que microrganismos as atravessem. Outra preocupação é que a maioria das pessoas costuma retirar a máscara por alguns instantes quando espirra, o que já é suficiente para o alastramento do vírus.
Economia
3. Juros caem e poupança já paga mais que fundos
O Banco Central anunciou ontem a redução da taxa básica de juros (Selic) em 1 ponto porcentual, para 10,25% ao ano. Com esse corte, a Selic chegou ao menor nível de sua série histórica, iniciada em 1996, e fez com que o Brasil deixasse a incômoda posição de líder no ranking das maiores taxas de juros reais do mundo – com 5,8%, ficaremos atrás da China (6,6%) e da Hungria (6,4%). O Globo (íntegra para assinantes) mostra que a redução da Selic torna a caderneta de poupança ainda mais atraente para o pequeno investidor. Segundo cálculos do matemático José Dutra Sobrinho, o rendimento da poupança deve ficar em 0,58% ao mês, nível superior aos de fundos de renda fixa com taxa de administração de 1,5% ao ano ou superior.
4. Governo já definiu o modelo de exploração do pré-sal
Embora o governo federal ainda não se pronuncie, o Valor Econômico (íntegra para assinantes) garante que o modelo de exploração da camada do pré-sal já foi definido: será o da partilha de produção. Ou seja, a União vai contratar empresas responsáveis pela exploração e receberá parte das receitas obtidas com a produção por meio de uma nova estatal ou autarquia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria falar sobre o modelo amanhã, em visita ao Campo de Tupi, na Bacia de Santos, mas a previsão de mau tempo levou ao cancelamento da viagem. Lula deve acompanhar o início da produção do pré-sal de um telão na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. O campo de Tupi deve começar com produção diária de 30 mil barris.
Tributação
5. Receita descobre fraude milionária em declaração do IR
Enquanto milhares de contribuintes se apressam para entregar a tempo sua declaração de Imposto de Renda (atenção: o prazo termina à meia-noite de hoje), a Receita Federal, junto com a PF e o Ministério Público, desvendou um esquema de fraudes na declaração do imposto envolvendo pelo menos 800 contribuintes em Brasília. Segundo o Correio Braziliense (para cadastrados), o rombo é estimado em R$ 34 milhões nos últimos cinco anos. A fraude funcionava assim: funcionários de um escritório de contabilidade faziam declarações retificadoras nas quais forjavam várias despesas com dependentes, médicos e previdência. Houve casos de gente recebendo até R$ 70 mil de restituição. Ou seja, o esquema era apenas com contribuintes de alto padrão.
Educação
6. Câmara aprova cotas para deficientes
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou ontem um projeto de lei que prevê a reserva de 10% das vagas nos estabelecimentos públicos de ensino médio e superior para pessoas com qualquer tipo de deficiência. Se nenhum deputado recorrer, a proposta segue direto para o Senado. O censo do IBGE de 2000 diz que há 34,5 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, dos quais apenas 3,2 milhões estão na escola. A Folha (para assinantes) diz que “o projeto também gerou polêmica por abranger todas as instituições públicas, inclusive as estaduais e municipais”. Isso porque as instituições de ensino superior têm autonomia – ou seja, uma lei federal não pode impor regras a estabelecimentos municipais ou estaduais.
Religião
7. CNBB ressalta “dimensão afetiva” na formação de padres
Termina amanhã, em Indaiatuba (SP), a 47ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e o documento Diretrizes para a Formação dos Presbíteros, elaborado na reunião, demonstra uma preocupação com a “dimensão afetiva” na formação de padres. “Além da maturidade sexual, condição indispensável para o celibato, o texto dá importância à motivação, pois é necessário descobrir se o candidato não resolve ser padre, por exemplo, por causa de problemas de identidade sexual, desilusões amorosas ou fuga de compromissos estáveis”, diz o Estadão. Em tempos do escândalo de paternidade múltipla de Fernando Lugo, ex-bispo e presidente do Paraguai, nada mais justificável…
Justiça
8. Fazendeiros ameaçam resistir á desocupação da Raposa Serra do Sol
Termina hoje o prazo dado pelo Supremo para a saída dos não-índios da reserva Raposa Serra do Sol, no norte de Roraima. Mas a Polícia Federal, responsável pela desocupação, pode encontrar uma última resistência por parte dos arrozeiros instalados na área. Ex-prefeito de Pacaraima e líder dos produtores, Paulo César Quartiero descartou resistir com armas, mas disse que só vai deixar suas terras quando receber ordem judicial. A Folha (para assinantes) informa que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região pode analisar pedidos de prisão contra quem desrespeitar a orientação dos policiais federais. O governo federal afirmou que vai cuidar do gado e do maquinário agrícola a ser deixado para trás pelos fazendeiros. Como a questão da indenização aos agricultores ainda está longe de ser resolvida, o impasse da Raposa Serra do Sol deve perdurar por um bom tempo.
Mídia
9. Lei de Imprensa pode ser revogada hoje
Será retomado nesta quinta-feira o julgamento no Supremo sobre a Lei de Imprensa, informa O Globo. A sessão foi interrompida no dia 1º, com a manifestação de dois dos 11 ministros a favor da revogação total da lei, criada ainda durante o regime militar. Em seu voto, o relator do caso, Carlos Ayres Britto, fez uma defesa veemente da liberdade de expressão, considerando toda a lei inconstitucional. A expectativa é que a maioria dos demais ministros acompanhe o voto de Ayres Britto.
10. Chrysler a caminho da concordata
A montadora americana Chrysler, que entrou em profunda derrocada após a crise econômica, deve oficializar hoje seu pedido de concordata. A decisão foi precipitada depois que um grupo de fundos credores rejeitou a proposta da empresa de recuperação de dívidas, o que era uma exigência do governo americano para a montadora não recorrer à Lei de Falências, como informa o The Wall Street Journal (íntegra para assinantes). O presidente Barack Obama deve fazer um pronunciamento sobre a situação da empresa no início da tarde.
Bom feriado a todos! Voltaremos com as principais notícias na segunda-feira (4).
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário