Descoberto planeta com tamanho próximo da Terra
Objeto espacial é o primeiro candidato a ter um mundo de água, diz cientista.
Estudo foi feito com telescópio europeu baseado no Chile
Por O Tempo
Publicado por Kassu - 22/04/2009 às 07h22
AGUA BOA NEWSMais um. O planeta Gliese 581e gira em torno de sua estrela, localizada a 20,5 anos-luz, na constelação de Libra
La Silla, Chile. O astrônomo Michael Mayor anunciou ontem a descoberta do mais leve planeta já encontrado fora do Sistema Solar. O planeta foi catalogado como o astro "e" do sistema Gliese 581e tem pouco menos de o dobro da massa da Terra. A mesma equipe refinou o cálculo da órbita do planeta Gliese 581d, descoberto em 2007, determinando que ela fica dentro da chamada zona habitável do sistema, onde pode existir água no estado líquido. As descobertas foram feitas com o uso do telescópio do Observatório Europeu baseado em La Silla, no Chile. "O santo Graal da pesquisa atual de planetas fora do Sistema Solar é a detecção de um planeta rochoso, semelhante à Terra, na zona habitável", disse Mayor, em nota sobre a descoberta.
Oceano. O planeta Gliese 581e gira em torno de sua estrela - localizada a 20,5 anos-luz, na constelação de Libra. "Com apenas 1,9 massa terrestre, é o menos massivo dos já detectados e é, muito provavelmente, rochoso", disse um dos coautores da descoberta, Xavier Bonfils. Observações anteriores já haviam revelado que a estrela Gliese 581 possui três outros planetas. Os demais mundos são Gliese 581b, com 16 massas terrestres; Gliese 581c (cinco massas terrestres); e Gliese 581d (sete massas terrestres). Observações revelaram que esse planeta está, inegavelmente, na zona habitável. "O ‘d’ pode até mesmo estar coberto por um grande oceano profundo. É o primeiro sério candidato a um ‘mundo de água’", disse.
Hubble completa 19 anos após começo desanimador
Para comemorar os 19 anos do Telescópio Espacial Hubble em órbita da Terra, a Nasa e a Agência Espacial Europeia divulgaram uma foto de um sistema de galáxias conhecido como Arp 194. O grupo contém diversas galáxias ao longo de uma "fonte cósmica" de estrelas, gás e poeira que estende por 100 mil anos-luz. O Hubble foi lançado a bordo do ônibus espacial Discovery, em 1990. Depois de um começo desanimador, quando ficou evidente um defeito na fabricação do espelho, o telescópio revolucionou a astronomia. O telescópio fez mais de 880 mil observações, e mais de 570 mil imagens.

Postar um comentário