Independência reabre unidade em Janaúba (MG) terça-feira
Publicado por Kassu - 06/04/2009 às 08h19
AGUA BOA NEWS
O Frigorífico Independência vai reativar terça-feira a sua unidade em Janaúba (Norte de Minas), cujas atividades estão suspensas desde o fim de fevereiro. Por causa da crise mundial e da falta de capital de giro, a empresa fechou 13 unidades no país e a do Norte de Minas será a primeira a ser reaberta. O anúncio foi feito na sexta-feira à tarde pelo vice-presidente do grupo, Miguel Neto, em reunião com os produtores de Janaúba por videoconferência. Ele explicou que o frigorífico vai matar 400 bois por dia, contando com 450 funcionários.
Até fevereiro, o Independência funcionava em Janaúba com uma capacidade para matar 1,2 mil animais por dia, com a produção de carne desossada, destinada à exportação. Na semana passada, ao mesmo tempo que fechou cinco unidades no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, a direção do grupo anunciou que iria reabrir a indústria em Janaúba, mas adotando medidas para “reduzir custos e aumentar a eficiência”. Isso resultou na demissão de cerca de 400 trabalhadores. As mesmas medidas foram anunciadas em outras seis unidades do grupo.
Na sexta, o vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes, comemorou o anúncio do retorno das atividades pelo Independência. “A notícia foi recebida com alívio, pois nosso medo era que o frigorífico não fosse reaberto.”
Os produtores também terão a opção de receber 50% de adiantamento no ato da entrega dos animais. Por outro lado, revelou José Aparecido, o grupo está tentando o recebimento de um aporte financeiro de R$ 250 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para pagamento dos débitos em atraso com seus fornecedores. Essa dívida levou a empresa a desativar as atividades no fim de fevereiro. O vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba disse que os produtores da região pretendem aproveitar a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segunda-feira, em Montes Claros, para pedir a interferência dele, a fim de que o pleito seja atendido.
Fonte: Estado de Minas

Postar um comentário