Júri popular absolve comandante de barco que naufragou no Amazonas
Publicado por Kassu - 16/04/2009 às 16h15
AGUA BOA NEWS
MANAUS - O comandante do barco ‘Comandante Sales 2008’, Luis Sales da Silva, que naufragou em maio de 2008, no Amazonas, deixando 48 mortos e dois desaparecidos, foi absolvido por quatro votos a três, em júri popular realizado ontem (15), no município de Manacapuru (a 68 quilômetros a oeste de Manaus).
Todas as testemunhas ouvidas durante o julgamento confirmaram que a embarcação estava superlotada e navegava com as lonas laterais abaixadas. Segundo os sobreviventes que depuseram no júri, não havia coletes salva-vidas em quantidade suficiente.
Luis Sales compareceu ao Fórum de Justiça Giovanni Figlioulo acompanhado de parentes. Em seu depoimento, o comandante negou que a existência de superlotação no dia do acidente e sustentou que a causa do naufrágio foi um rebojo inesperado do rio. Ele lembrou que também perdeu seis familiares no acidente.
- O barco tinha entre 80 e 85 pessoas, isso não significa que estava superlotado. Se não fosse o rebojo, todos chegariam em paz em Manacapuru - disse. O réu contou, ainda, que já atua como comandante de embarcações na região há 30 anos, mas nunca tirou carteira de habilitação para o serviço.
Fonte: Raphael Cortezão - Especial para o Portal Amazônia

Postar um comentário