MT PRÉ-VESTIBULAR - Os bastidores em Água Boa
Reportagem especial e fotos por Kassu - 19/04/2009 às 08h00 publicado às 11h17
AGUA BOA NEWS
De acordo com o edital que estabelece as normas do MT Pré-Vestibular, o candidato deverá comparecer ao local de realização de prova munidos de documento de identificação com foto, comprovante de inscrição e caneta esferográfica preta ou azul, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos. Ou seja, às 7h30 da manhã. O início da prova está previsto para as 8h e o término às 12h.
O processo seletivo compreenderá uma prova com 50 questões de interpretação de textos e raciocínio lógico e quatro questões sobre dados socioeconômicos, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
As 10 mil vagas do MT Pré-Vestibular serão disputadas por 37.723 pessoas. Em Cuiabá, foram registradas 12.304 inscrições. Em Várzea Grande, foram inscritos 5.881 candidatos. “O número de inscritos superou as nossas expectativas. A demanda foi tão grande que tivemos que prorrogar o prazo de inscrições para que todos tivessem a oportunidade de concorrer a uma vaga”, destacou o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro.
As provas seletivas serão aplicadas nos 25 municípios contemplados com o programa. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis , Cáceres , Barra do Garças, Pontes e Lacerda , Sinop , Alta Floresta, Nova Xavantina , Tangará da Serra, Barra do Bugres , Alto Araguaia, Primavera do Leste, Campo Verde , Sorriso , Juara, Colíder, Paranatinga, Poxoréo, Dom Aquino, Jaciara, Juscimeira , Chapada dos Guimarães, Diamantino e em Água Boa na Escola Estadual Antônio Grhös.
Verânia Volpi coordenadora dos trabalhos do MT Pré-Vestibular da Secretaria de Educação Cultura e Desporto de Água Boa gentilmente recebeu nossa reportagem para esclarecer pontos que são questionados por todos:
Inscritos: 349
Vagas: 100
Só serão selecionados alunos que já cursaram ou estão cursando o 3º Ano do Ensino Médio.
Dentro do caderno de provas haverá um questionário Sócio-econômico, que deverá ser o critério de seleção.
O início das aulas será no dia 27/04/2009.
As colegas da escola Agrovila Central esperam estar juntas no Curso preparatório para Universidade
Cláudia Camila Silveira 16 anos é de família gaúcha, mas natural de Barreiras BA, Edilene Pereira de Souza 17, natural de Barra do Garças e Thaís Cristina Chaves 17, natural de Água Boa, são filhas de assentados da reforma agrária e reside no assentamento. São alunas do 3º ano Cláudia e Thaís estuda na Agrovila Central uma extensão da Escola Estadual Antonio Grhös e Edilene este ano veio para Água Boa para trabalhar e estudar. As amigas estão confiantes com a nova oportunidade. Esperam ser aprovadas e acreditam que o MT Pré-Vestibular será a chave para a Universidade Pública.
O parceleiro João Édson espera ser aprovado
João Édson de 41 anos é assentado pelo INCRA no projeto Jaraguá está a 7 anos sem estudar. “Acho uma coisa muito boa que o governo está proporcionando para os mais carentes. Pois sem uma preparação não á chance de ingressar em uma Universidade Pública pois a concerrência é muito grande. O MT Pré-Vestibular veio em uma excelente hora. Quero agarrar, é nossa vez, a oportunidade dos menos favorecidos continuar os estudos”, Diz João Édson.
Ex alunas do Colégio Antônio Grhös juntas novamente rumo a Universidede
Joice Patrícia 21, Juciane Queiróz 19, Josiamar Rodrigues 23, nascidas em Água Boa e a colega Wenys Souza Santos 19, natural de Conceição do Araguaia PA foram colegas de 3º ano em 2006 e estão sem estudar esperando uma oportunidade. As amigas através do MT Pré-Vestibular pretendem adquirir conhecimentos necessários para ingressar em uma Universidade Pública.
Joice Patrícia, Juciane Queiróz, Josiamar Rodrigues e Wienys colegas do ensino médio
Alunos do assentamento confiantes na nova oportunidade
João Carlos Ruiz Junior 18 anos natural de Iacanga SP, Marcelo Fraportti 17, natural de Progresso RS, Diego Kampff 17, natural de Água Boa e Wellington Costa Ferreira 18, natural de Alta Floresta MT vieram da Escola Agrovila Central do Projeto de Assentamento Jaraguá. Os jovens estudantes estão confiantes que irão ser aprovados na prova seletiva, pois como filhos de assentados tem a necessidade de ingressar em uma faculdade e sabem da importância do Curso MT Pré-Vestibular.

Postar um comentário