quarta-feira, 22 de abril de 2009

Peixoto de Azevedo bate recorde na produção de banana

Peixoto On Line
Publicado por Kassu - 22/04/2009 às 11h59
AGUA BOA NEWS




A banana é uma das frutas mais lembradas quando falamos em país tropical. O cultivo teve início no Sudeste da Ásia, nos séculos XV e XVI, quando colonizadores portugueses começaram a plantação no Brasil. As mais consumidas são as Prata, Maçã, Ouro, Nanica e a preferida dos Mato-grossenses a banana da Terra. É o segundo fruto mais produzido e consumido no país, segundo no Ranking da produção mundial, perdendo apenas para a Índia.

O município de Peixoto de Azevedo, distante 690 km de Cuiabá, detém hoje uma população de aproximadamente 30 mil habitantes e cerca de 40% dessa população, está residindo na zona rural do município.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA implantou no município, na localidade do Distrito União do Norte, o maior assentamento agrário da América Latina, com cerca de 3.503 famílias assentadas.Essas famílias, além da extração mineral (ouro), buscam implementar novas alternativas de renda, a exemplo do cultivo da banana. “ Existe dezenas de pequenos produtores, produzindo e comercializando banana” declarou o secretário de agricultura Valdecir Noronha, um dos incentivadores da cultura.É comum, se ver na localidade, o trafego intenso de caminhões transportando a produção.

O secretário municipal de agricultura, disse que a Câmara Municipal de Vereadores, deu um voto de confiança a pasta, quando aprovou o projeto, onde autoriza a secretaria de agricultura, a elaborar projetos técnicos para os produtores rurais. “ Vamos fortalecer as culturas que já estão dando certo e implantar outras. Nós precisamos diversificar a nossa produção” finalizou Valdecir Noronha.Segundo o prefeito municipal Sinvaldo Santos Brito (PP), a região não tem incidência de ataque da Sigatoka Negra, doença que atinge a produção. Não se ouve falar. “A ausência do fungo, melhora a produtividade da banana” salientou Sinvaldo Brito.O município de Peixoto de Azevedo é responsável por uma parcela significativa de comercialização do produto no mercado interno. “ Esse é o nosso ouro amarelo” finalizou Sinvaldo Brito

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início