PF DEFLAGRA “OPERAÇÃO ESPELHO” CONTRA QUADRILHA DE FRAUDADORES DA CEF
Por Kassu com informações DPF - 16/04/2009 às 14h58
AGUA BOA NEWS
Recife/PE – A Polícia Federal deflagrou na data de hoje, 16, a “Operação Espelho”, que tem por finalidade reprimir ação delituosa perpetrada por quadrilha de fraudadores, mediante a utilização de dispositivo eletrônico conhecido por “Chupa-Cabra”, capaz de capturar dados bancários constantes das tarjas magnéticas de cartões bancários de correntistas da Caixa Econômica Federal. Com os dados fraudados inseridos em cartões magnéticos confeccionados, os fraudadores realizavam saques em casas lotéricas, compras em estabelecimentos comerciais ou mesmo transferências para contas de terceiros, das quais também terão os valores sacados em terminais eletrônicos.
Estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão, sendo 08 prisões temporárias e 02 preventivas nos Estados da Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco e Distrito Federal. A preferência dos fraudadores pelas contas bancárias da CEF deve-se principalmente em razão do convênio existente entre aquela instituição bancária com as casas lotéricas, que permitem aos correntistas efetuarem saques e pagamentos naqueles estabelecimentos, mediante uso do cartão bancário, bastando, tão somente, a digitação da senha pessoal e uma combinação da data de nascimento do correntista.
A ação dos fraudadores em diferentes Estados tem como objetivo dificultar a identificação dos autores, e respectiva participação nos fatos, uma vez que, o local de colocação do dispositivo eletrônico, não é o mesmo da realização dos saques, e a cada membro foi atribuída uma função específica na quadrilha.
Alguns de seus integrantes já estão sendo investigados pela Polícia Federal em Pernambuco desde o ano de 2007, onde já existem instaurados 20 Inquéritos Policiais em conseqüência da atuação dessa quadrilha. Os crimes cometidos por esta quadrilha estão capitulados nos artigos 155 § 4º, II (Furto Qualificado – 2 a 8 anos de reclusão) e Art.288 (Formação de Quadrilha – 1 a 3 anos de reclusão), todos do Código Penal Brasileiro.
Bahia
A Policia Federal cumpre dois mandados de busca e dois de prisão temporária em Salvador referente à Operação Espelho.

Postar um comentário