quarta-feira, 1 de abril de 2009

Variedades de feijão estão sendo testadas em Itanhangá

Publicado por Kassu - 01/04/2009 às 08h19
AGUA BOA NEWS



ROSANA PERSONA
Assessoria/Empaer-MT


No município de Itanhangá foi implantado uma Unidade Demonstrativa (UD) de feijoeiro comum, na propriedade do produtor rural, Emerson Selinger, numa área de 1,5 hectares para avaliar o desenvolvimento de 12 variedades. A engenheira agrônoma da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) Rose Marie da Silva Albernaz, já antecipa que as variedades BRS Pitanga, BRS Requinte, BRS Valente e Pérola estão se adaptando bem na região e as outras são exigentes e necessitam de aplicação de adubação.

Esse trabalho vem sendo executado pela Empaer em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão, produtores rurais, empresas públicas e privadas do município. O plantio na UD iniciou em fevereiro e a previsão de colheita é entre final de abril e início de maio. Estão avaliando a adaptação e produtividade das seguintes variedades: Jalo Precoce, Pérola, BRS Pitanga, BRS Vereda, BRS Horizonte, BRS Requinte, BRS Pontal, BRS Valente, BRS Marfim, BRS Grafite, BRS 7762 Supremo e Diamante Negro.

Lembrando que o feijão está na mesa do brasileiro nas refeições e considerado importante fonte de proteína está se tornando mais uma opção de renda e lucro para os produtores. Rose comenta que o feijão é uma cultura de risco, mas com o uso de tecnologia e novas variedades torna-se mais resistente. A Unidade Demonstrativa permite estudar o ciclo correto de defensivos, adubos e as variedades que melhor se adaptam ao solo e clima da região.

“A proposta da unidade é incrementar a tecnologia na cultura do feijão e permitir a possibilidade de introduzir outras culturas como alternativas de renda e menor risco aos pequenos produtores. A cultura do feijão pode ser mais uma opção de safrinha, paralela ou em substituição ao milho”, enfatiza a engenheira Rose.

Para apresentar o resultado das variedades testadas será realizado um dia de campo, previsto para o final do mês de abril, na propriedade do produtor Emerson, no assentamento Itanhangá.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início