terça-feira, 14 de abril de 2009

Vereadores de Santa Cruz do Xingu rumo a Cuiabá em busca de recursos

Reportagem de Kassu - 13/04/2009 às 21h00 publicado em 14/04/2009 às 12h00
AGUA BOA NEWS



Vereadores: Thiago, Marquinhos, Gelson, Roseli, e o sec. Ingo Marmet
(Fotos:Kassu)

O vereador Marcos Junio Mndonça (PTB) o Marquinhos recebeu em passagem por Água Boa os vereadores Thiago Gervásio (PR), Gelson de Oliveira (PT), Roseli N. Marmet (PSDB) e o secretário de agricultura Ingo Marmet , que estavam de passagem por Água Boa com destino a Cuiabá. A visita devesse a grande amizade e relacionamento que Marquinhos conquistou em todo estado como candidato a presidente da UCMMAT. Foi uma reunião cordial onde trataram de assuntos políticos, entre os quais as dificuldades enfrentadas por quem reside na tão distante Santa Cruz do Xingu.

As autoridades saíram de Santa Cruz às 06h00 e chegaram à Água Boa às 19h30. Para rodar 500 quilômetros sendo estes 170 de asfalto gastaram 13h30. Isso em uma caminhonete S -10 nova, imaginem na boléia de um caminhão. “As poças d’água são enormes o trecho pior é dos Baianos até ao Posto Malu, é um desrespeito com a aquela região” disse o vereador Thiago. “Além do mais tem uma ponte que é única saída para o sul, está em péssimas condições se não arrumar ela estamos ilhados, tirei até umas fotos para mostrar para as autoridades em Cuiabá” disse o vereador Gelson que também acumula o cargo de presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.

Estado de abandono dessa ponte numa região com madeira em abundância
(Foto: vereador Gelson de Oliveira)

O principal motivo da viagem é representar com atas, documentos, requerimentos e proposições todos os segmentos daquela região bem como: Associações dos fazendeiros com ASFAX e demais associações de pequenos produtores de moradores de comerciantes igrejas e todas as instituições. A união de 100% da população em torno de um projeto da-se pela grande importância. O deputado Percival Muniz (PPS) destinou através de Emenda Parlamentar recursos do estado para construir uma nova rodovia de Santa Cruz do Xingu a Santo Antonio do Fontoura que no traçado atual dista-se 110 quilômetros e com a nova rodovia ficará em apenas 50.

O município enfrenta muitos problemas como o “calote” que os frigoríficos estão dando nos pecuaristas e que refletiu muito na economia do município.

“Teve produtor que vendeu para dois Frigoríficos e não recebeu de nenhum. A arrecadação do município era de R$600.000,00 hoje caiu para R$380.00,00. Quase todos plantadores de soja tiveram que parar, pois o Armazém da Bunge receptor fechou. Quem arriscou em plantar tem que trazer os produtos a 180 quilômetros nas estadas e pontes sem condições de uso,até próximo do Alô Brasil.

Pena lá tem as melhores terras da região. Produz de tudo. Mesmo assim foi plantado no município 4000 hectares de arroz e 2.000 de feijão. Para os pequenos mais um problema a Empaer está fechada”
Disse o secretário de agricultura
Ingo Marmet.

Santa cruz do Xingu é um dos lugares mais distantes, como no caso de tratamento de saúde o socorro mais perto é Confresa que fica a 190 km 06h00 de viagem.

O assunto mais comentado é o asfaltamento da BR 158 e a preocupação dos vereadores é a BR 80 ficar no esquecimento. Precisava pelo menos levantar e cascalhar em toda sua extensão.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início