domingo, 31 de maio de 2009

JATAÍ COMPLETA 114 ANOS HOJE DIA 31 DE MAIO

Por Valdison Borges
com Kassu - 31/05/2009 às 01h20




Um desfile cívico-militar vai comemorar o aniversário de 114 anos de emancipação política-administrativa do município de Jataí, comemorado em 31 de maio.


O desfile acontece hoje domingo, a partir das 8 horas, na Av. Goiás, no centro da cidade.


A História

Jataí começa sua história em setembro de 1836, quando Francisco Joaquim Vilela e seu filho, José Manoel Vilela, procedentes de Minas Gerais, entraram por Rio Verde, nos sertões do sudoeste goiano, formando uma fazenda de criação de gado, às margens dos Rios Claro e Ariranha.

Dois anos depois, José de Carvalho Bastos, proveniente de Franca (SP), acompanhado de sua mulher Ana Cândida Gouveia de Morais, saiu de Santana de Paraíba (MS) e chegou à região, em busca das boas terras goianas. A família se instalou às margens do Ribeirão Bom Jardim. Os pioneiros fizeram um acordo segundo o qual, as terras da margem esquerda do Ariranha pertenceriam aos Vilela e as do Bom Jardim seriam dos Carvalho. Posteriormente, formou-se o povoado Paraíso, devido ao excelente clima da região. As terras foram doadas por Joaquim Francisco Vilela e sua mulher Geovana Maximina.

O povoado foi emancipado em 2 de março de 1885, quando mudou o nome para Jataí, devido à quantidade de abelhas jataí, na região.
De 1911 a 1930 a cidade foi administrada no regime de intendência. De 1930 a 1947 por prefeitos nomeados. Epaminondas Honório de Campos, foi o primeiro prefeito eleito, em 1947.

Um dos núcleos econômicos mais fortes do Estado, Jataí comemorou em 1996 o seu centenário. O município possui uma extensa região, rica na produção agropecuária e que desponta na industrialização. Jataí exibe um número grande de empresas comerciais e de prestação de serviços.

O potencial agrícola do município incentiva investimentos cada vez maiores no setor industrial. São empresas que chegam para trabalhar a matéria-prima local, valorizando o produto da região e gerando empregos. (Fonte: Ache Tudo e Região)


JK promete mudar a capital federal para o Planalto

Em 04 de abril de 1955, na cidade goiana de Jataí, Juscelino fez o comício de abertura de sua campanha. JK havia decidido iniciar sua campanha pelas cidades menores do interior, e Jataí havia sido escolhida para o primeiro comício (por razões que podem ser vistas no livro "Brasília - Memória da Construção", de Tamanini).

No discurso do comício, Juscelino pregara o respeito à Constituição e às leis. Ao final do discurso, foi permitido aos que assistiam ao comício que perguntassem algo, se quisessem. Antônio Soares Neto, o Toniquinho, perguntou a Juscelino se ele - que tanto pregava o respeito à Constituição - mudaria, se eleito, a capital para o Planalto, conforme a Constituição determinava. Juscelino prometeu então mudar a capital. (Fonte: A História de BRASÍLIA Textos Complementares)

1 Comentário:

Anônimo disse...

jatai minha cidade

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início