sexta-feira, 1 de maio de 2009

Lula reage ao excesso de fiscalização

Reclamação contra as regras pelo uso de verbas públicas

Publicado por Kassu - 01/05/2009 às 08h43
AGUA BOA NEWS


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o excesso de regras e de fiscalização sobre o uso de recursos públicos no Brasil.

Segundo o presidente, que inaugurou um laboratório na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tal situação prejudica investimentos no país.

– O país passou mais de 25 anos sem fazer investimentos em nada e nós fomos criando uma poderosa máquina de fiscalização. Agora a máquina de fiscalização é superior à máquina da produção – disse o presidente.

De acordo com Lula, nenhum governante no Brasil consegue fazer uma obra estruturante em quatro anos.

– Juscelino Kubitschek, se fosse eleito presidente hoje, não existisse Brasília e ele quisesse fazer Brasília hoje, ele ia terminar o mandato dele sem conseguir licença para fazer a pista para descer o aviãozinho dele para começar a estudar o Planalto Central – afirmou.

O presidente também criticou a burocracia dos bancos públicos, como Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para se liberar dinheiro para investimentos.

Farpas à demora para aprovação de projetos

– O BNDES é um orgulho para nós, mas ele passou parte do seu tempo aprendendo a sanear empresas para serem privatizadas e desaprendeu a discutir investimentos. Lembro uma vez que eu perguntei para um cidadão:

– Quanto tempo você leva entre receber um projeto e aprovar um projeto? Duzentos e setenta e cinco dias. Não é possível – afirmou.

O presidente inaugurou o Laboratório de Ensaios Não-Destrutivos, Corrosão e Soldagem do Instituto de Pós-Gradução e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da UFRJ.

A unidade será usada para testar equipamentos e materiais que serão usados, principalmente, na exploração de petróleo da camada do pré-sal.

Diario Catarinense do Rio de Janeiro

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início