terça-feira, 26 de maio de 2009

Memorial Darcy Ribeiro será implantado na Universidade de Brasília

*Por Mércio Gomes
Publicado por Max Weber = 26/05/2009 às 17h30




Em audiência concorridíssima no campus da Universidade de Brasília, o projeto Memorial Darcy Ribeiro foi aclamado por todos os presentes para ser instalado até 21 de abril de 2010, data do 50º aniversário da fundação da capital do país.

Darcy Ribeiro e o grande educador Anísio Teixeira foram os idealizadores e implantadores daquela universidade.

A Universidade de Brasília sofreu uma terrível intervenção do governo militar, em 1965, de onde foram expulsos mais de 300 professores, muitos em solidariedade pela expulsão dos primeiros defensores da liberdade de expressão da universidade. Entre os expulsos estava Eduardo Galvão, que era o diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, talvez o antropólogo mais conceituado à época, e que, ao querer voltar ao Museu Nacional, de onde viera, foi-lhe negado pela turma que tomara o Museu com a ditadura militar. Outro que saiu em solidariedade foi o linguista Aryon Rodrigues, que continua sendo o maior linguista de idiomas indígenas do Brasil.

O projeto arquitetônico do Memorial tem a assinatura do grande arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, autor de várias obras monumentais de Brasília, inclusive o famoso "minhocão" que serve de base para os cursos daquela universidade.

O Memorial Darcy Ribeiro é belíssimo, em forma de uma aldeia karib, circular e subindo em curva de chapéu de mexicano, com claraboia que permitirá ventilação e iluminação naturais. A biblioteca de Darcy Ribeiro é composta de uns 30.000 volumes, a maioria dos quais livros sobre o Brasil e a América Latina. Além disso tem uma iconografia impressionante de materiais indígenas, caixas e caixas de documentos do tempo em que foi etnólogo do Museu do Índio, ministro da Educação e da Casa Civil do governo João Goulart, vice-governador e secretário de projetos especiais do Rio de Janeiro e senador da República.

Ainda em vida, Lelé fez esse projeto arquitetônico, com total aprovação de Darcy. Desde então a UnB ficara de implantá-lo, mas muitos dos adversários de Darcy, de dentro da própria universidade, boicotavam-na. Agora parece que a resistência foi vencida, com a ajuda do reitor interino Roberto Aguiar e com a concordância e esforço do atual José Geraldo.

*Mércio P. Gomes
Rio de Janeiro, Brazil
Antropólogo (Ph.D. University of Florida, EUA, 1977), Professor da Universidade Federal Fluminense, ex-Presidente da Funai, autor dos livros "Antropologia", "Os Índios e o Brasil", "O Índio na História", "The Indians and Brazil", "Darcy Ribeiro", e "A Vision from the South".

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início