quarta-feira, 3 de junho de 2009

Meirelles fala sobre fase atual

Euforia é porque investidores veem Brasil saindo forte da crise, diz Meirelles

Por Ramaiana

Estrangeiros já trouxeram mais de US$ 10 bi para bolsa em 2009.
'Solidez da regulação foi fundamental para mininizar crise', diz ele.

"A euforia que hoje existe com o Brasil, com a entrada de valores, é porque os investidores internacionais apostam que o Brasil vai sair mais forte [da crise financeira]. Não há investimento em bolsa de valores se os investidores apostam em recessão prolongada", avaliou Meirelles no Congresso, em audiência pública na Comissão que acompanha a crise financeira.

Meirelles lembrou que o BC teve de vender dólares no mercado à vista no fim do ano passado e início de 2009. "Havia grande volume de saída de capital, com grandes fundos de investimentos externos sofrendo saques. Com isso, tinham de vender papéis brasileiros para fazer caixa e cumprir seus compromissos no exterior. Felizmente, o BC tinha reservas suficientes para vender dólares", disse ele, relembrando que a autoridade monetária já está, novamente, comprando divisas no mercado à vista.

Segundo o presidente do Banco Central, a "solidez da regulação nacional" (atuação do BC na fiscalização do sistema financeiro) foi "fundamental" para minimizar os efeitos da crise internacional sobre a economia brasileira. "Todas as instituições financeiras são reguladas pelo BC. Nos Estados Unidos, o Lehman Brothers [cuja concordata marcou o agravamento da crise em setembro de 2008] não era", disse Meirelles.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início