Gêmeas siamesas nascem nas Filipinas
Por Revista Época
Edição: Meider Leister
Apesar de terem dois corações, dividem órgãos fundamentais, como os rins e pulmões
Um caso raríssimo foi registrado no hospital Dr. Jose Fabella, em Manila, capital das Filipinas. O nascimento, na terça-feira (28), de gêmeas siamesas com duas cabeças unidas a partir do pescoço. É um caso de dicefalia monozigótica e ocorre em um a cada 80 mil partos. A condição está ligada a um problema de divisão das células embrionárias dentro do útero durante a gravidez.
As crianças, do sexo feminino, têm duas colunas, dois cérebros e dois corações, mas apenas uma cavidade abdominal, dois pulmões, dois rins e um par de pernas. Por isso, seria impossível separá-las. O caso foi noticiado pela rede de TV americana CBS.
O fato de dividirem órgãos vitais, como o pulmão, e terem duas cabeças, apresenta um risco ainda maior de saúde. Mas como elas têm dois corações, aumentam as chances de sobrevivência. Os corações, contudo, não estão totalmente desenvolvidos e, por isso, as crianças permanecem internadas.
"É um caso muito raro", disse Ruben Flores, diretor do hospital filipino, em entrevista à TV. "É novo até para nós".
O nascimento de gêmeos é comum na família Arciaga mas, durante o pré-natal, os exames de ultra-som mostravam apenas um bebê. Salvador Arciaga, pai das siamesas, trabalha como um motorista de triciclo e fez um apelo público por ajuda financeira. "Ajudem nossos bebês. Nos deem apoio para estender suas vidas", disse.

poxa eu fico tão triste com estes casos que de muito judição que DEus abençoe muito estas crianças e a familia
Postar um comentário