quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Estrela prestes a engolir planeta gigante; falta uns 500 mil anos

Por Folha Online
Edição: Meider Leister
Um planeta gigante recém-descoberto, Wasp-18b, que completa uma órbita inteira em menos de um dia, pode estar prestes a ser engolido por sua estrela-mãe.

A meros 2 milhões de quilômetros dela --um vigésimo da distância entre o Sol e a Terra--, o planeta sofre tantas deformações gravitacionais que deve estar espiralando para dentro, em vez de orbitar normalmente, diz um estudo.

"Fazendo as contas, a colisão do planeta com a estrela deve ocorrer daqui a uns 500 mil anos", diz Andrew Cameron, da Universidade de St. Andrews (Reino Unido).

"Isso é uma parcela minúscula da vida da estrela. Achamos que ela tem 1 bilhão de anos, então deveria haver só uma chance em 2.000 de vermos uma estrela assim nesse momento de sua vida."

Segundo o cientista, que é coautor do estudo sobre Wasp-18b na revista "Nature", observações nos próximos anos averiguarão se a hipótese está certa.

Se o planeta não estiver espiralando para dentro, porém, pode ser que teorias atuais sobre o efeito maré --a deformação de um objeto que orbita outro-- tenham algum erro. "De um jeito ou de outro, acho que será uma descoberta importante", diz Cameron.

Seja o primeiro a comentar

Copyright© 2008-2015 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA Todos os direitos reservados | By: MICHEL FRANCK

Início