domingo, 16 de agosto de 2009

Ministro britânico apadrinha pacto socioambiental de São José do Xingu (MT)

Publicado por Kassu - 16/08/2009 às 19h43
.Edward Miliband, ministro de Energia e Mudança Climática do Reino Unido, que esteve no Brasil cumprindo extensa agenda preparatória à Conferência das Partes (COP-15) sobre Mudança Climática, a se realizar em dezembro, em Copenhagen, visitou São José do Xingu, Mato Grosso, na tarde do último domingo (2/8), vindo do Parque Indígena do Xingu, para conhecer as experiências de recuperação florestal que a Campanha Y Ikatu Xingu vem promovendo na região.
Miliband é recebido com bandeirinhas do Brasil e do Reino Unido pelos filhos dos funcionários da Fazenda Bang Bang, em São José do Xingu

A visita do ministro britânico, Ed Miliband, à São José do Xingu, município matogrossense, situado a cerca de mil quilômetros a nordeste de Cuiabá, mobilizou a população, que preparou uma recepção digna da realeza. O ministro vinha do Parque Indígena do Xingu onde se encontrou com lideranças de 15 etnias que lhe entregaram uma carta onde falam sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas e afirmam que sempre protegeram e conservaram a floresta e querem ajuda para continuar a proteger.(Leia aqui a íntegra da carta).

Ao desembarcar do avião na pista de pouso do município, Miliband foi saudado pelo prefeito Gilberto Leoncini, que o presenteou com um livreto com a história de São José do Xingu traduzida para o inglês. Um grupo de cavaleiros que empunhavam bandeiras do Brasil, do Reino Unido, do Mato Grosso e de São José do Xingu acompanhou a comitiva pela cidade. O coordenador adjunto do Programa Xingu do ISA, Rodrigo Junqueira, que participou do encontro, relatou:

"Eram 12 funcionários da Fazenda Bang Bang rigorosamente uniformizados que esperavam o ministro para escoltá-lo até a fazenda. A comitiva britânica se surpreendeu quando viu os peões com as bandeiras. Eles rodaram pela cidade, até chegar na sede da Bang Bang onde aguardavam os produtores rurais e um grupo de crianças com um punhado de bandeirinhas do Brasil e do Reino Unido. O ministro se emocionou".

Doze peões recepcionam a comitiva britânica na pista de pouso do município...


... e escoltam os visitantes pelas ruas da cidade até a sede da fazenda

Compromisso britânico: ajudar países a reduzir emissões

Sentados à mesa arrumada na varanda da fazenda, foram recepcionados pelo anfitrião Luiz Castelo, que fez um discurso destacando as vocações, as coisas boas e os desafios do município. No final convidou Miliband a ser o padrinho do Pacto de Desenvolvimento Socioambiental de São José do Xingu. O pacto foi estabelecido entre pequenos, médios e grandes produtores, organizações socioambientalistas, pesquisadores e prefeitura municipal, que decidiram unir-se em colaboração ativa, pelo desenvolvimento socioambiental do município”. (Leia o documento na íntegra).

De acordo com o relato de Junqueira, o ministro aceitou prontamente o convite e foi aplaudido de pé pelos presentes. Miliband reafirmou o compromisso do Reino Unido em efetivar uma economia de baixo carbono e contribuir com países como o Brasil para que possam reduzir suas emissões por meio de mecanismos como o REDD (Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação) e afirmou estar impressionado com os exemplos de recuperação florestal como o de São José do Xingu, que considera fundamentais para o sucesso da Conferência das Partes (COP-15) da Convenção do Clima, em dezembro, em Copenhagen.

Na varanda da Bang Bang, Luiz Castelo (de boné azul) convida Miliband a apadrinhar o pacto socioambiental


Rodrigo Junqueira apresentou a Campanha Y Ikatu Xingu ao ministro enfatizando seu objetivo de valorizar e reconhecer a diversidade socioambiental da região, destacando a liderança de São José do Xingu em restauração florestal de Áreas de Proteção Permanente (APPs) e a parceria que existe entre os diferentes atores locais, promovida pela campanha. “Gradualmente conseguimos vencer a desconfiança inicial dos produtores rurais. Houve muita resistência por conta do estigma que cerca as ONGs – o de que querem minar o trabalho dos agropecuaristas. O único caminho possível foi mostrar a eles que queríamos trabalhar juntos, que queríamos contribuir e buscar soluções em conjunto”.

Notícias Socioambientais - ISA

2 Comentários:

Unknown disse...

PARABÉNS KASSU PELO BLOG E PELO ÓTIMO SITE AGUABOANEWS QUE TEM SIDO UMA REFERENCIA PRÁ GENTE QUANDO QUEREMOS SABER AS NOTÍCIAS DO MÉDIO E BAIXO ARAGUAIA.
COLOCO-ME A SUA DISPOSIÇÃO PARA MAIS INFORMAÇÕES DAQUI (BARRA) E DO RESTANTE DO ARAGUAIA.
ESSA MATÉRIA SOBRE A PRESENÇA DO MINISTRO BRITÂNICO NA RESERVA INDÍGENA DO XINGU, ME CHAMOU ATENÇÃO VOU REPERCUTI-LA POR AQUI E QUEM SABE NO RDNEWS ONDE TEM AUXILIADO O AMIGO ROMILSON DOURADO.
UM ABRAÇO DO COLEGA, RONALDO COUTO.
REPÓRTER DO RDNEWS-BARRA DO GARÇAS
E DA TV SERRA AZUL (BAND)
VEJA MEU BLOG QUANDO PUDER, ANOTE AI www.ronaldocouto.net

Unknown disse...

Atenção anote ai o meu e-mail: ronaldocouto2@hotmail.com

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início