segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Mato Grosso registrou 2.589 focos de calor este mês

Redação 24 Hras News
Com DiárioNet

Edição: Meider Leister

As queimadas disparam em todo o País. Nos primeiros dias de outubro foram registrados pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) 16.605 focos de incêndios em plantações e matas em todo o País. Esse número corresponde a 43,9% do total de queimadas no ano, 37.577. O mais grave é que as áreas de conservação de florestas vêm sendo fortemente ameaçadas. Do dia 1º até agora, foram cerca de 300 focos.

Pará e Mato Grosso seguem disparados no ranking da devastação e de atrasadas práticas de cultivo. O Pará já registra no ano 6.965 queimadas. Somente em outubro foram 2.890 focos. No Mato Grosso, os satélites registraram no ano 6.783 queimadas, das quais 2.589 este mês.

Atribuído em parte às fortes chuvas que atingiram o País este ano, o ritmo de queimadas ainda está abaixo do ano passado (-37%), mas de acordo com Alberto Setzer, pesquisador do Inpe, o País deve registrar até 10 mil focos de queimada por dia, principalmente no Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

As queimadas são um método antiquado usado pelos agricultores ou por criminosos que exploram florestas ilegalmente. Embrapa e outros institutos têm orientado os produtores a fazer o chamado plantio direito que, além de dispensar o uso de queimadas, ajuda na preservação do solo. Embora os agricultores chamem o fogo na plantação de controlado, é cada vez mais freqüente a perda desse controle, atingindo áreas de preservação permanente, entre outros pontos.

O mau uso da terra é um dos principais fatores de emissão de gases de efeito estufa no Brasil. Desmatamento, revolvência do solo e queimadas respondem por cerca de 70% das emissões do dióxido de carbono equivalente (CO2e) no País.

2 Comentários:

Unknown disse...

Kassu, sou o Ozair irmão da Orceny; não encontrei os dados (fotos) dela no site; me ajude; gostaria muito de vê-las.
Ozair
Goiânia

Kassu disse...

Ozaair não publiquei até hoje não tive coragem. Posso te enviar as fotos me mande o seu E-mail para
aguaboanews@gmail.com

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início