sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O provincial Padre Ciro Attanásio fala ao Água Boa News

Por Kassu - 02/10/2009 às 16h30

Padre Ciro Attanásio está em Água Boa em uma missão de despedida na morte do também Padre Gaetano Chináglia da mesma Congregação. Apesar do momento difícil e cansaço da viagem, gentilmente nos recebeu nas dependências da Casa Paroquial da Igreja Matriz e concedeu a seguinte entrevista:



Água Boa News - O senhor é Provincial da Congregação dos Servos da Caridade. Quais as suas atividades? É só Evangelização?

Padre Ciro - A Congregação dos Servos da Caridade está presente hoje em 19 países a nossa linha central é educar crianças carentes e adolescentes com necessidades, também reabilitar crianças deficientes com deficiência mental e amparar pessoas idosas e desamparadas inclusive atendemos a nível de Brasil 11 comunidades paroquiais. Nessas paróquias nós temos o compromisso de levar para frente a nossa missão específica que é a Congregação. É uma instituição ligada ao dom da caridade. A caridade é o centro de todo Evangelho. A caridade foi chamada de O Dom Maior. São Paulo na carta aos Coríntios fala de Dom Maior, Carisma Maior. O nosso fundador viveu toda sua vida pelos pobres, naquele tempo ele deixou como herança o núcleo da caridade de servir os pobres que tem como nome Os servos da Caridade.
Nós estamos em 19 países do mundo e no Brasil temos uma sede em Porto Alegre RS. Estamos no Brasil há 63 anos nossa presença está em solo Gaúcho, no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Mato Grosso e Pernambuco. A nossa missão está com 40 padres e irmãos. Irmãos são pessoas que não foram ordenados padres mais que são consagradas a Deus.


Água Boa News - E os irmãos, quais são suas atividades?

Padre Ciro - A função dos irmãos são diretores de escolas, jornalistas, contadores, administradores, pedagogos etc. Mais presente nas instituições. Então nas paróquias não precisamos de irmãos precisamos de padres.


Água Boa News – Como foi à trajetória de vida do Padre Gaetano?

Padre Ciro - O padre Gaetano chegou ao Brasil há 43 anos e passou toda a sua vida como missionário porque foi ordenado há 44 anos. E por 20 anos ele trabalhou com crianças e adolescentes pobres das cidades do Rio Grande do Sul. Especialmente em Santa Maria. Claro, depois de certa idade trabalhar com criança fica mais difícil.
Era uma pessoa de muita oração, de senioridade tranqüila e sem muito alarde mais muito proveitoso. Tanto que é verdade que hoje nós percebemos o carinho, o apego, a comoção, que inclusive muitos homens que falavam da pessoa do padre Gaetano. Mesmo sendo de poucas palavras mais muito humanas, vai deixar muita saudade na comunidade de Água Boa. Na sociedade que nós vivemos, no mundo de hoje, que todos estão preocupados em fazer, nós sabemos que ele fez e muito como sacerdote, como padre servo da caridade, mais também teve uma prioridade muito importantíssima que é o seu contato com Deus através da oração. Seja como no trabalho com crianças e adolescentes ou como nas atividades paroquiais.


Água Boa News - O Senhor reside em Porto Alegre?

Padre Ciro - Eu resido em Porto Alegre eu sou responsável pela coordenação dos Servos da Caridade aqui no Brasil, porém eu visito todas as nossas paróquias e também todas as instituições, sejam escolas, internatos, seja casa das pessoas idosas ou para quem tem deficiência mental, eu faço a coordenação geral de tudo isso. As pessoas falam que sou Padre Provincial. Provincial por quê? Porque é uma Província. As atividades da Igreja Católica são divididas em Províncias. É uma filial de uma Congregação que tem sua sede em Roma na Itália. E quem cuida de uma dessas Províncias se chama de Provincial.


Água Boa News - Mais o Senhor é Italiano?

Padre Ciro - Sou mais estou no Brasil há 32 anos. Então eu falo que sou Ítalo-gaúcho. Porque eu passei 31 anos na Itália e 32 no RS.


Água Boa News - O senhor quer deixar algum recado para a população de Água Boa, por que sabemos que é um momento muito difícil...

Padre Ciro - Eu quero sim eu conheci esta população de Água Boa e percebi o amor o afeto que tiveram por todos os párocos que passaram por aqui. E sobre tudo de um modo especial a demonstração do amor e o apego pelo Padre Gaetano.Quero agradecer o carinho e o amor que todos demonstraram que tem em vossos corações, com a pessoa que vivia em profundo espírito de oração em comunhão com Deus. E que ele também vai nos colocar o nosso encontro com Deus no momento importante, no nosso dia.

Eu agradeço a oportunidade que vocês estão nos proporcionando.

Ver reportagem completa do Adeus ao Padre Gaetano clicando aqui
no site www.aguaboanews.com.br

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início