quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Pedra fundamental de fábrica de gelatina é lançada em Acorizal

Por LAURA PETRAGLIA
Publicado por Kassu - 28/10/2009 às 12h00



Mato Grosso recebe mais uma fábrica. Desta vez, a empresa será no setor de gelatina e gerará 400 empregos sendo 100 diretos e 300 indiretos. A pedra fundamental foi lançada, nesta terça-feira (27.10), no município de Acorizal, 54 quilômetros de Cuiabá pelo governador Blairo Maggi e secretários da área econômica. A expectativa é que dentro de 18 meses toda a planta estará pronta. O investimento é de R$ 82.983.859,00 e a produção será de seis mil toneladas por ano. Pelo menos 17% da produção será vendida no mercado interno e os outros 83% comercializado para a América do Norte, Ásia e Europa.

A empresa pertence ao Tessenderlo Group, que conta com mais de 100 fábricas instaladas em mais de 20 países e, ao todo gera 8.200 empregos. Este grupo está dividido em três grandes partes, sendo que a unidade de produção de gelatinas recebe o nome de PB Gelatins, com produção de 42 mil toneladas de gelatina por ano. Além de alimento, a gelatina também é utilizada na produção de cápsulas de medicamentos e destinada à indústria farmacêutica e fotográfica.

O diretor do Tessenderlo Group, Jan Vandendriessche, conta que a decisão de instalar a primeira planta da empresa em Mato Grosso se deu em função da oferta abundante de matéria-prima originária que é o couro bovino, da logística oferecida e os incentivos fiscais dados pelo Governo do Estado de Mato. O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, disse que a chegada desta fábrica na região de Acorizal transformará a economia local. “O desenvolvimento logístico e a implantação de infraestrutura está atrelado a chegada de novas indústrias”, ressalta.

Jan enfatizou que esta é a primeira fábrica do grupo a ser instalada no Brasil é a segunda na América Latina. A primeira está em Buenos Aires, na Argentina. Ele destaca que a mão-de-obra será local, gerando emprego e renda para o município de Acorizal.

A empresa tem ainda uma política social e educacional diferenciada. O grupo investe na carreira profissional dos seus colaboradores, incentiva os estudos e a capacitação profissional. Investe também no combate ao analfabetismo levando a oportunidade de inclusão social, desenvolvimento pessoal e profissional.

A expectativa da população é grande. Maria do Nascimento, de 30 anos, nascida e criada em Acorizal, diz que a chegada desta fábrica é a oportunidade para seus filhos e netos e até para ela mesma ter um emprego. “As condições de uma cidade pequena são precárias, uma fábrica desta vai transformar a vida de toda a população”, enfatiza.

O prefeito de Acorizal, Meraldo Figueiredo, acrescenta que fazer uma boa gestão depende de vários fatores. “Estamos recebendo muita ajuda do Governo do Estado e, isso tem facilitado muito a gestão. Tenho certeza que a PB Leiner é a primeira de várias que escolherão Acorizal para instalar suas plantas”.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início