terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O que é Acupuntura e Auriculoacupuntura ?

Fonte Curupira
Edição: Meider Leister

A acupuntura é um método terapêutico antigo, utilizado há aproximadamente 5000 anos no oriente. Foi criada na China, sendo mais tarde incorporada ao arsenal terapêutico da medicina em outros países orientais como o Japão, Coréia e Vietnã. A palavra acupuntura origina-se do latim, sendo que acus significa agulha e punctura significa puncionar, picar. A acupuntura se refere, portanto, à inserção de agulhas através da pele e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado. Os pontos de acupuntura distribuídos pelo corpo podem ser puncionados com agulhas ou aquecidos com o calor produzido pela queima da erva Artemisia vulgaris, (mais conhecida como moxabustão). A agulha por ser muito fina, pouco mais grossa que um fio de cabelo, quando aplicada praticamente não é percebida pelo paciente. O uso das agulhas é individual, isto é, cada jogo de agulhas é utilizado em um único paciente. A acupuntura pode ser utilizada praticamente em todas as pessoas e idades, inclusive em conjunto com a medicina convencional, com a homeopatia, ou outras terapias. Também não há efeitos colaterais. Quando necessário, durante a consulta é feito também orientação da alimentação.

No Ocidente, a acupuntura ganhou credibilidade principalmente por seu efeito no alívio da dor de várias origens, através dos mecanismos analgésicos da acupuntura. Mas a acupuntura não causa apenas um efeito analgésico, ela provoca múltiplas respostas biológicas. Estudos mostram que o estímulo por acupuntura pode ativar o hipotálamo e a glândula pituitária, resultando num amplo espectro de efeitos sistêmicos, aumento na taxa de secreção de neurotransmissores e neurohormônios, melhora do fluxo sanguíneo, e também a estimulação da função imunológica são alguns dos efeitos já demonstrados.

A auriculoacupuntura é o tratamento através da aplicação de agulhas ou sementes de mostarda, em pontos da orelha que refletem em todos os órgãos e sistemas do corpo, obtendo assim a melhora ou dissolução dos sintomas e da causa do desequilíbrio, seja ele de fundo orgânico ou nervoso. É inclusive, uma terapia reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde). É utilizada juntamente com a acupuntura, trazendo maior eficiência ao tratamento.

Estudos realizados na China e no ocidente demonstram a eficiência da acupuntura isoladamente ou juntamente com a auriculolterapia no tratamento ou como coadjuvante na maioria das doenças, especialmente as relacionadas ao sistema nervoso, digestivo, respiratório, genitourinário, muscular, ossos, e pele. Exemplos de patologias que são tratadas com acupuntura: dores e inflamações na coluna vertebral, lombalgia, dores em geral (algias), gastrite, stress, reumatismo, artrite, artrose, bursite, insônia, nervosismo, tabagismo, vícios, problemas musculares, lesões, recuperação pós-cirúrgica, dores pós-cirúrgicas, sinusite, problemas circulatórios, rinite, resfriado, faringite, amigdalite aguda, zumbido, dor no peito, palpitações, enfizema, bronquite crônica, asma brônquica, TPM, alterações menstruais, cólica menstrual, ansiedade, depressão, mal-estar provocado pela quimioterapia, dores associadas com câncer, tendinites, fibromialgia, LER, DORT, síndrome complexa de dor regional, dermatites, úlcera gástrica, úlcera duodenal, colites, diarréia, prisão de ventre, constipação, cefaléias, enxaqueca, paralisia facial, seqüelas de acidente vascular cerebral (AVC), ciatalgia, entre tantas outras.

Acupuntura

A Acupuntura é uma prática da medicina tradicional chinesa que se destaca por tratar o indivíduo como um todo. A prática utiliza linguagem que retrata as leis da natureza e valoriza a inter-relação harmônica entre as partes para atingir à integridade. A Acupuntura tem como fundamento a teoria do Yin-Yang e também a dos cinco elementos: água, fogo, madeira, metal e terra.
A prática da Acupuntura utiliza como elementos a palpação do pulso, a observação da face e da língua e tem várias modalidades de tratamento como a introdução de agulhas em pontos estratégicos do corpo humano, o uso da moxabustão (calor terapêutico que é obtido pela queima de charutos de Artemísia) e de ventosas.

Proposta regulamenta o exercício da acupuntura
Segundo projeto de Fátima Cleide, o SUS deverá assegurar à população o acesso gratuito à acupuntura "como opção de tratamento, prevenção e manutenção da saúde"
Técnica terapêutica estimula pontos do corpo, com a finalidade de promover e restaurar as funções de tecidos e órgãos
Projeto que regulamenta o exercício profissional da acupuntura tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O projeto (PLS 480/03) – que também autoriza a criação do Conselho Federal de Acupuntura – é de autoria de Fátima Cleide (PT-RO) e aguarda o parecer do relator, Flávio Arns (PT-PR).

De acordo com a proposta, ficam habilitados para o exercício profissional os diplomados em acupuntura nos estabelecimentos de ensino superior oficiais ou reconhecidos; os diplomados em curso similar no exterior, após a revalidação e registro do diploma nos órgãos competentes; os profissionais da área de saúde de nível superior, portadores de certificado de conclusão de curso de especialização em acupuntura, reconhecidos pelos respectivos conselhos e as pessoas com ensino médio completo que estejam exercendo, comprovada e efetivamente, à data da publicação da lei, as atividades de acupunturista.

Nesse último caso, o profissional será considerado técnico em acupuntura e deverá exercer a atividade sob orientação de profissional habilitado por instituição de ensino superior.

O projeto também estabelece que o Sistema Único de Saúde (SUS) deverá assegurar à população o acesso à acupuntura "como opção de tratamento, prevenção e manutenção da saúde".

Na justificação, Fátima Cleide explica que a técnica terapêutica da acupuntura surgiu há mais de 5 mil anos na China, e consiste na "estimulação de pontos do corpo humano e de animais, através de instrumentos apropriados, com a finalidade de promover e restaurar as funções dos tecidos e órgãos do paciente".

Filosofia oriental

O tratamento, geralmente, é feito por meio da aplicação de finas agulhas em pontos do corpo com base nos "princípios milenares da filosofia oriental". A senadora diz ainda que vários trabalhos científicos já comprovaram a eficácia da acupuntura em problemas respiratórios, oftalmológicos, estomacais, gastrointestinais, neurológicos, músculo-esqueléticos, entre outros, inclusive na área de anestesia. Fátima Cleide também informa que o Brasil tem mais de 33 mil profissionais e 4,5 mil médicos formados em acupuntura, além de cerca de 40 faculdades que ensinam a técnica.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início