segunda-feira, 10 de maio de 2010

CADÊ OS JACARÉS ALBINOS QUE FORAM ROUBADOS DO ZOO DA UFMT?

Jacarés Albinos - Zoo UFMT - Foto: Padilha/Clube Geo

Jacarés albinos são roubados do zoológico da UFMT em 2008 e até hoje nada!

Sete jacarés albinos foram roubados do zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tratador notou o desaparecimento quando foi alimentar os animais. Segundo biólogo, cada animal está avaliado em R$ 17 mil.

Um dos tratadores de animais do zoológico, disse que no local não havia sinal de arrombamento.
O zoológico da UFMT é o único do Brasil dentro de uma universidade pública a reproduzir jacarés albinos em cativeiro. A primeira ninhada de jacarés nasceu em 05 de abril de 2005. Os animais são remanescentes de um antigo criadouro na região de Limpo Grande, município de Várzea Grande.

A espécie é encontrada no Pantanal de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e nos estados do Maranhão e Piauí.

A Polícia Federal ficou de investigar o crime. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também já foi comunicado sobre o sumiço dos animais, depois de passados mais de dois anos, até o presente momento nada foi apurado.

Nós, acadêmicos do 5º semestre de Geografia, componentes do CLUBE GEO estivemos no Zoológico em uma aula de campo com a Profª. Drª. Nely Tocantins, e o Sr. Benedito Pacheco, responsável pelo atendimento às escolas visitantes, asseverou que esse sumiço dos jacarés albinos é muito estranho, pois tudo foi feito com muita periculosidade e conhecimento de causa, vez que não houve arrombamentos nem violêcia para realização do ato criminoso.

Por se tratar de uma espécie extremamente rara, a polícia acredita que os animais poderão ser vendidos no exterior ou para grandes contrabandistas de animais no Brasil.

Ao todo, o zoológico tem quase 1.000 animais, de 79 espécies, que habitam os 11 hectares do parque. Atualmente em Mato Grosso mais de 50 espécies de animais estão na lista de ameaçadas de extinção.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início