sexta-feira, 7 de maio de 2010

Índios brasileiros usam câmeras, computadores e blogam

Filme que estreia nesta semana mostra como indígenas lidam com a tecnologia

Por João Baptista Pimentel Neto /culturadigital - Publicado por Kassu


Estreou nesta semana o curta-metragem Indígenas Digitais, no Oi Futuro, em Ipanema, no Rio de Janeiro. O documentário retrata como indígenas de várias etnias estão utilizando a tecnologia para troca de informação e aprendizado.

Resultado da parceria da ONG Thydewá com a Cardim Projetos, o filme mostra integrantes de várias nações indígenas, como a Tupinambá (BA), a Pataxó Hahahãe (BA) e a Pankararu (PE), relatam como celulares, câmeras fotográficas, filmadoras, computadores e, principalmente, a internet vêm sendo ferramentas importantes na busca das melhorias para as comunidades indígenas e nas relações destas com o mundo globalizado.

O filme mostra o funcionamento da rede Índios On-Line projeto selecionado em 2004 pelo Programa Oi Novos Brasis, de fomento à inclusão digital, que proporcionou a criação de um portal para facilitar a informação e a comunicação entre sete nações indígenas na Bahia, em Pernambuco e em Alagoas.

Nos últimos 6 anos, o projeto contou com a participação de 500 indígenas de 25 etnias. Através deste, os índios já publicaram 3 mil matérias e receberam 10 mil comentários, num total de quase 2 milhões de visitas ao portal.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início