quarta-feira, 19 de maio de 2010

PROJETO DE EDUCAÇÃO APRESENTADO EM SEMINÁRIO DA ALIANÇA GIFE-REDE AMÉRICA

Por Instituto Arcor Brasil / publicado por Kassu em 19/05/2010 às 23h14

O Projeto Novas Atitudes.Com, implementado em Campinas como parte da Terceira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral, foi apresentado no Seminário sobre Experiências em Desenvolvimento de Base, promovido em São Paulo nesta terça-feira, 18 de maio, pela Aliança GIFE-RedEAmérica. O Projeto Novas Atitudes.Com foi apresentado como exemplo de ação em desenvolvimento de base, na linha da construção da educação em tempo integral.

Participaram do Seminário da Aliança GIFE-RedEAmérica representantes de institutos e fundações empresariais de várias partes do Brasil. O objetivo do evento era divulgar os propósitos da RedEAmérica, na linha da promoção do desenvolvimento de base. Os associados da Rede no Brasil relataram uma experiência cada em iniciativas voltadas ao desenvolvimento de base, na esfera da educação, geração de renda e emprego, desenvolvimento comunitário e outras.

O Projeto Novas Atitudes.Com, em curso na região do Satélite Íris, de alta concentração de famílias de baixa renda em Campinas, foi apresentado pela diretora-executiva do Instituto Arcor Brasil, Célia Ribeiro de Aguiar. O Instituto Arcor Brasil é um dos componentes, ao lado do Instituto C&A e VITAE, do Fundo Juntos pela Educação, que promove o Programa pela Educação em Tempo Integral. O propósito do Programa é viabilizar redes locais de aprendizagem, em determinados territórios de alta vulnerabilidade social, de modo que as crianças e adolescentes tenham educação o tempo todo. Em 2010 são apoiados nove projetos, em Campinas e na Paraíba.

Célia Aguiar ressaltou como o Projeto Novas Atitudes.Com favoreceu a criação de uma rede de aprendizagem local no Satélite Íris, ao unir escola (a E.E. Profª Rosina Frazatto dos Santos), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro e três organizações da sociedade civil: Casa de Maria de Nazaré – Unidade III – Casa Hosana, Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria – AFASCOM, Associação de Moradores de Bairro Satélite Íris I.

O maior envolvimento das famílias e comunidade na vida da escola e na promoção da educação em tempo integral, a visibilidade da escola e o fortalecimento dos parceiros do projeto, que passaram a atuar nas reuniões intersetoriais do bairro, foram algumas das conquistas decorrentes do Novas Atitudes.Com, assinalou Célia Aguiar. A diretora-executiva do Instituto Arcor Brasil ainda destacou a ousadia do projeto em viabilizar a instalação de lousa digital interativa no bairro.

A Aliança GIFE-RedEAmérica promoverá outros encontros em 2010, na linha da divulgação dos conceitos associados ao desenvolvimento de base e das oportunidades decorrentes da participação de institutos e fundações empresariais em fundos compartilhados.


Mais informações:
Fundo Juntos pela Educação –
José Pedro Soares Martins – Consultor de Comunicação
(19) 8206.1867 – josepmartins@uol.com.br
www.juntospelaeducacao.com.br

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início