Aprendendo a explorar o meio ambiente
Por CLUB GEO
Acadêmicos de Geografia/UFMT em Aula de Campo no Município de Nova Mutum-Mt - Plantação de Soja - Estudos de Geografia Agrária/2009 - Foto: Clube GeoAprendendo a explorar o meio ambiente Os problemas ambientais brasileiros, principalmente a destruição de nossas reservas florestais, há muito tempo são motivos de grande preocupação. Se conhecermos a estrutura e o funcionamento de um ambiente, podemos adotar diversas medidas de proteção ou de recuperação de áreas.
Produção de Melancia - Assentados da região de Nova Mutum-Mt - Acadêmicos de Geografia/UFMT em Aula de Campo de Geografia Agrária/2009 - Foto: Clube GeoAtualmente, os governos e membros da sociedade civil dos mais variados países vêm se organizando sob forma de entidades e associações, a fim de de definir procedimentos que incentivem a preservação da natureza e divulguem as questões relacionadas com o meio ambiente.
Produção agrícola dos assentados da região de Nova Mutum-Mt que abastecem a cidade - Foto: Padilha/Clube Geo/2009O trabalho desenvolvido por essas organizações exige a colaboração de especialistas de várias áreas, entre as quais as ciências naturais, políticas e sociais. Seus objetivos podem ser variados, tais como realizar pesquisas, promover estudos e aplicação de leis de proteção ambiental, elaborar e aplicar projetos de educação neste setor, ou dirigir-se a um campo mais específico, como por exemplo lutar pela preservação de uma espécie ameaçada de extinção.
O Aluno Padilha com Colonos vindos do Sul do país hoje radicados em Nova Mutum-Mt - Foto: Padilha/Clube Geo/2009 Além disso, é fundamental que cada segmento da sociedade, e em particular cada cidadão, tenha conhecimentos dos problemas ambientais e participe das suas soluções. O interesse por essas questões vem crescendo diariamente em todas as partes do mundo. Diversos representantes da sociedade estão compreendendo que é preciso um esforço conjunto para preservar o ambiente na Terra e garantir a melhoria da qualidade de vida das populações.
Colonos oriundos do Sul do país desbravando a região de Nova Mutum-Mt - Foto: Padilha/Clube Geo/2009Os recursos naturais não-renováveis, uma vez esgotados, não se refazem e, portanto, sua utilização deve ser feita com muito cuidado. Sabendo que um dia eles irão faltar, o homem precisa pensar antecipadamente numa maneira de substituí-los por outros capazes de desempenhar funções semelhantes. Como os recursos renováveis exigem um certo tempo para recomposição, a humanidade não disporá de estoques se o consumo não for controlado e a população humana crescer além de determinado limite. Utilizar racionalmente os recursos naturais significa ampliar a capacidade produtiva do ambiente em favor do homem, sem, no entanto, degradar a natureza.



Postar um comentário