Revirando o baú: Memórias de um Plano
Por Deroní Mendes / depoisdatempestadeosol.blogspot.com
Outro revirando o baú da minha memória sobre a minha atuação junto ao “movimento socioambiental “ lembrei de algo muito marcante e creio que não só para mi (simples mortal), mas principalmente para muitas lideranças para diversas do movimento de Mato Grosso e do Pará que é o processo que deu origem ao lançou “Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável para a Área de Influência da Rodovia BR-163 - Cuiabá-Santarém” .

Em 05 de Junho Dia Mundial do Meio Ambiente fez exatamente 4 anos que ele fora lançado pelo Governo Federal, porém muito pouco melhorou na região para a população local , principalmente para as populações indígenas e os agricultores familiares da região. Como de certa forma fiz parte desse processo escreverei alguns post sobre o assunto.
Os posts que seguirão são resultados de reflexões e sistematizações a partir da minha atuação no Projeto de Fortalecimento da Participação Social no Plano BR 163 - Profor 163 elaborado e executado por organizações do movimento socioambiental do Mato Grosso e do Pará que fazem parte do Consorcio pelo Desenvolvimento socioambiental da BR 163 - CONDESSA e do Grupo de Trabalho Amazônico - Rede GTA onde eu atuava como Coordenadora das ações do projeto pelo Pólo Cuiabá e Adjacências.
Por volta de 2002/2003, quando o Governo Federal anunciou a continuidade da pavimentação do BR 163(Cuiabá – Santarém-PA) houve uma grande mobilização social por parte de entidades ligadas aos trabalhadores e organizações da sociedade civil socioambientalistas, indígenas e indigenistas e universidades neste dois estados com o objetivo de sensibilizar o governo federal e os governos estaduais e prefeitos de que era necessário, sim dar continuidade ao asfaltamento da rodovia, porém era indispensável assegurar neste processo a inclusão social das populações locais e a proteção da biodiversidade da região. Ou seja, era necessário o cuidado para que a ação do estado na região não se resumisse apenas ao asfaltamento o que beneficiaria quase que exclusivamente os grandes produtores rurais da região com o barateamento do escoamento da produção de grãos através do Porto de Santarém - PA.

Uma análise no Plano BR 163 Sustentável e na Carta de Santarém, pode observar que todas as propostas contidas na Carta de Santarém fora incorporadas no Plano.
Ganhamos uma batalha, mas ....a guerra....
Poxa, gastar espaço para uma pessoa falar o que todos já sabem, qta babaquice desse Deroní. Há coisas mais interessantes pra serem ditas sobre o problema!!
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