quinta-feira, 1 de julho de 2010

Atrativos Turísticos em São Félix do Araguaia

Por Natural Milhomem com redação ABNews
Fotos: Geraldo David, Natural Milhomem, Rizza Matos e José

Em São Félix do Araguaia você pode aproveitar suas férias, apreciando uma paisagem de beleza única e inesquecível. A cidade está na divisa com a maior Ilha Fluvial do mundo, a Ilha do Bananal, um refugio ecológico.

Cais da Cidade

São Félix do Araguaia é um lugar abençoado por Deus. Aqui não existe verão e inverno, e sim verão de julho e verão de dezembro.

As estações são dividas pela época da cheia e da seca. A chuva chega em outubro e só termina no mês de abril. Nessa época os rios enchem, e a paisagem muda. O cais vira o maior atrativo da cidade. E é Lá que moradores e turistas passam as tardes dos finais de semana.

ECOTURISMO

Os amantes do Ecoturismo encontram em São Felix do Araguaia opções perfeitas de aventuras. Fazer excursões terrestres e fluviais, acompanhados por guias da região, com o intuito de observar e fotografar diferentes ambientes e paisagens.
Com grandes áreas naturais como os lagos, morros, praias, lagoas e trilhas, a cidade tem um enorme potencial para este tipo de turismo.
As praias (de maio a outubro) são a principal atração.
A paisagem é o grande diferencial.

TEMPORADA DE PRAIA

Para quem pensa que a festa termina quando acaba o pôr-do-sol, está enganado, durante todo o mês de Julho, a cidade fervilha com a TEMPORADA DE PRAIA, atração tradicional e irresistível para milhares de pessoas que vêm em busca de sol e do clima alegre do verão do Araguaia.
Durante o evento, são realizados shows, exposições de arte regional, competições esportivas na areia e no rio,
barracas com bebidas e comidas típicas. Destaque para o FAC- Festival Araguaia da Canção, que vem recebendo participação de músicos e interpretes de todo o Brasil.

TURISMO CONTEMPLATIVO

Passeios de barco

Andar pelas margens do rio Araguaia é imperdível, é possível avistar uma rica fauna de aves de todos os portes e plumagens e ainda apreciar um belíssimo pôr-do-sol.
Visitar o local onde um dia já foi o super-hotel, na Ilha do Bananal, construído pelo presidente Juscelino Kubitschek.
Conhecer Plantas do cerrado, vários grupos de animais vistos facilmente em abundância e espécies raras da flora, apreciar tartarugas, capivaras, aves exóticas, como o gigantesco tuiuiú, e macacos saltando de galho em galho.

Visita as Tribos Indígenas - que devem ser autorizadas com antecedência pela Funai. Os índios Karajás, da aldeia Santa Isabel apresentam danças típicas aos turistas.

Trilhas

Trilha ecológica pelos diversos lagos, lagoas, praias e pelo rio Araguaia.
Trilhas do boto, da praia da gaivota, praia do gado, da olaria, do morro, na região da praia da aldeia, todas com opção de banho.

City Tour

Visita a Catedral local, loja de artesanato indígena e de artesãos locais, Museu Histórico Cultural do Centro-Oeste, com achados arqueológicos, artes plásticas e esculturas de artistas locais e outros. Visita ao cais da cidade, porto da manga. Aldeia de Santa Izabel - Karajás.

Pescaria

Para os amantes da pesca, a melhor época é entre setembro e abril quando os rios estão mais cheios por causa das chuvas . Entre outubro e fevereiro a pesca é proibida devido ao período de reprodução dos peixes, Piracema. A licença de pesca é obrigatória em toda região do Rio Araguaia. O rio é famoso pela farta e variada espécies de peixes, atraindo pescadores de todo o Brasil, peixes como pintado, pirarucu, tucunaré, corvina, barbado e muitos outros povoam as águas deste farto rio.

Praias

Na época da seca, quando as águas baixam a natureza se revela ainda mais bela, as praias de areia branca e cristalina, muitas ainda desertas, onde você pode mergulhar na água limpa, tomar um banho de sol e observar a vegetação tipicamente amazônica, de um lado, e o cerrado, de outro.

-

Venha conhecer de perto toda a beleza de uma região abençoada pela natureza. Praias ainda desertas, lagos, lagoas, pousadas em meio à natureza, barcos hóteis. Conheça a cultura e o artesanato dos índios Karajás.

Andar pelas margens do rio Araguaia é imperdível, é possível avistar uma rica fauna de aves de todos os portes e plumagens e ainda apreciar um belíssimo pôr-do-sol.

Povo acolhedor, paisagem exuberante, tranqüilidade e sossego. Essas são algumas das características que podem ser observadas por quem passa por São Félix do Araguaia. Na região nordeste do Estado de Mato Grosso, São Felix é banhada pelas águas do Rio Araguaia, o que proporciona paisagens deslumbrantes e momentos inesquecíveis.

A cidade possui uma rica biodiversidade. De um lado cerrado, do outro, floresta amazônica. Uma das atrações é encontro das águas do rio Das Mortes com o Araguaia.

A região também é conhecida entre os ufólogos, pela quantidade de espécies de pássaros. E alguns como o João do Araguaia só é encontrado na região.

Guia turístico: Natural Milhomem - naturalm@bol.com.br.
Entre em contato e faça esse passeio inesquecível pelo Araguaia

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início