terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Agricultor cuida da reprodução de pássaros silvestres

Por Kassu / Fotos: Michel Franck
O agricultor Celestino Alves de Almeida, 60 anos, é criador de animais silvestres de maneira inusitada em seu sítio no Projeto de Assentamento Jaraguá a 50 km de Água Boa em Mato Grosso. Antas pastam as mandiocas do quintal, macacos, quatis e preás vêm em busca de alimentos colocados ao lado da casa. Os pássaros vivem na natureza e se alimentam de frutas e alpistes que o agricultor compra especialmente para a finalidade de alimenta-los  melhor. Para livrar dos predadores os ninhos são feitos cuidadosamente em caixotes de madeira e colocados dentro da casa. “Tudo começou há alguns anos quando um João de Barro - ave rara na região - usou um velho penico que estava pendurado em uma mangueira para fazer a casa e dali saiu muitos filhotes, os que nascem aqui já  ficam  mansos pela convivência,” disse o agricultor ambientalista.

http://3.bp.blogspot.com/_V60HBojz4UY/TTWohhXkMTI/AAAAAAAAeyQ/5RY_w5EQif0/s1600/DSC03445.JPGOs pássaros de estimação são de espécies variadas: João de Barro, Rolinha, Sabiá-laranjeira, Sanhaços, Bem-te-vi, Canários, Saracuras, Pássaro-preto, etc. “Tem um pássaro rabudo dos olhos vermelhos que não sei o nome entra em casa eu pego ele e faço carinho”. A cisterna se transformou em aquário. Há muitos anos, é criado um peixe (Iuiú) que na hora da alimentação é só chamar que ele aparece.

Celestino é natural de Xique-Xique (BA) mudou ainda criança para Buriti (MG), depois para Campinápolis (MT) e em Água Boa no ano de 1998 foi assentado pelo INCRA onde vive da criação de gado. Sua propriedade de 48 hectares é composta por pastagens, mata ciliar com árvores centenárias às margens do Córrego das Antas e extensa área de varjão. Ele ficou viúvo a mais de 10 anos e vive sozinho. Seus filhos já casados moram na região. Nas horas de folga se distrai entoando com um violão músicas caipiras e cuidando dos animais que aparecem da mata para receber carinho, alimentos e fazer companhia.

3 Comentários:

valdinilson disse...

valdinilson morador de agua boa... parabens para o senhor celestino ,com certeza deus vai dar muitos anos de vida ,por que num tem coisa melhor que cuida da natureza,no sitio dos pais municipio de nova nazare tem um pequeno pantanal la tem de tudo de ave e animal silvestre,muito lindo,parabens celestino,felicidades

AFFONSO DONEDA disse...

Affonso- Parabens o caminho e esse,a natureza e as futuras geraçoes agradecem e eu tambem.Uma frase minha no meu curso de asaerviço social é;SAIA DA INSISTENCIA E ENTRE PARA A ESSISTENCIA. UM ABRAÇO,FELIZ 2011.

Adriano Pereira Brito disse...

Parabéns meu conterrâneo Xiquexiquense! Sua atitude nos deixa orgulhosos.

Abraço, Adriano Brito/ Blog Xiquesampa.
Acessem: www.xiquesampa.blogspot.com
Notícias de Xique-Xique e região .

Copyright© 2008-2015 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA Todos os direitos reservados | By: MICHEL FRANCK

Início