sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Conheça Melhor o Brasil: Jalapão (TO)

Por: Mariana Finotti www.turecoaventura.blogspot.com
 
Olá viajantes,
 
Felizes!? Espero que sim, mais se não estiverem eu recomendo uma viagem que sempre ajuda... E já que estamos falando em viajar, que tal o Jalapão? Localizado no leste de Tocantins, o Jalapão é um verdadeiro oásis perdido no meio do cerrado. Seu nome se origina de uma planta muito comum da região: a erva Jalapa-do-brasil. Por lá o grande atrativo, e melhor maneira de conhecer o Jalapão é fazendo o rafting no Rio Novo, que corta boa parte da região. Existem inúmeras atrações naturais como a Cachoeira da Formiga, as dunas de até 40 m e o Fervedouro, um poço de águas borbulhantes. Para conhecer essa região inóspita é preciso ter espírito aventureiro, pois o Jalapão, além de ter uma das densidades demográficas mais baixas do país, não possui quase infra-estrutura para os turistas. Um prato cheio para quem está atrás de grandes emoções.

Essa região é uma das menos densas do Brasil, uma média de um habitante por quilometro quadrado. A área do Jalapão começou a ser ocupado em 1863 por nordestinos que tentavam fugir da seca. Em Mateiros existe uma comunidade negra (os mumbucas), que se formou de ex-escravos vindos do norte da Bahia. Devido ao solo ruim a principal atividade econômica da região é a pecuária. E ultimamente, o governo de Tocantins tem dado mais atenção ao Jalapão, investindo principalmente no seu potencial ecoturístico.

Sobre a vegetação local, grande parte da região é cercada pela campina e pelo cerrado ralo. É possível encontrar alguns trechos de mata junto aos rios. Acredita-se que há 350 milhões de anos o Jalapão foi o fundo de um oceano. Esta crença é devido à forma de relevo existente e a presença de dunas e muita areia no meio do Brasil. O relevo lembra a paisagem de grandes desertos. Formado por chapadas e canyons de origem sedimentar, essa é uma das mais exóticas paisagens brasileiras, além de ser diversificada com teias de rios, riachos e ribeirões, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, serras e chapadões.

Já o clima por lá varia em dois períodos bem definidos: o chuvoso (outubro a abril) e seco (maio a setembro). A melhor época é a da seca, pois as estradas ficam em melhores condições e as águas do Rio Novo ficam mais baixas, facilitando a prática do rafting. A temperatura média da região é de 30ºC.

Para conhecer bem o Jalapão é preciso estar disposto a fazer o camping selvagem. Em Ponte Alta existe um hotel que acomoda o turista. Também acontece dos moradores da região alugarem algumas de suas camas para os aventureiros. Por lá há pouquíssimas opções de lugares para comer. Os moradores podem fazer uma comida para os turistas a ser negociada. O mais garantido é ir bem abastecido de mantimentos.

“E as atrações por lá? Quais são?”

Amazon Araguaia Lodge: Conheça alguns dos mais de 800 lagos do Parque Estadual do Cantão, em Caseara Tocantins, através de seus rios e canais navegáveis. No verão de maio à outubro, fazer trekking, banhos de rios e turismo ecológico, nas praias paradisíacas dos rios Araguaia, Côco e Javaés em Caseara, é uma experiência totalmente diferente. O Caseara no Tocantins, foi aberto recentemente o Parque Estadual do Cantão com seus lagos e rios, totalmente desconhecidos e preservados. Este parque está começando agora suas atividades turísticas, depois de devidamente estruturado, e voltado para o turismo sustentável. É um lugar mágico e riquíssimo em fauna e flora e de fácil acesso via Palmas Tocantins. A Amazon Araguaia Lodge está começando este trabalho em Caseara, inclusive organizando roteiros de vários dias em barco-hotel, para a Ilha do Bananal no Rio Araguaia.

Atividades noturnas: A verdadeira atração da noite é ela mesma. Curtir o céu estrelado ou ouvir os sons da natureza são os principais programas no Jalapão.

Cachoeira da Velha: Com cerca de 25 metros de altura, essa cachoeira, que tem duas quedas em forma de ferradura, deságua no Rio Novo. Para se chegar a Cachoeira da Velha siga pela estrada para Fazenda Triagro (101 km).

Cachoeira do Brejo da Cama: Sua queda tem apenas 3 metros de altura e fica dentro de um buraco. O acesso é pela estrada para Fazenda do Chiquinho (45 km). 

Cachoeira do Lajeado: A Cachoeira do Lajeado é um trecho de 25 metros composto por degraus formando várias quedas. Para chegar é preciso percorrer 45 quilômetros pela estrada para a Fazenda do Chiquinho. 

Cachoeira do Rio Formiga: De águas esverdeadas e transparentes esse pequeno rio, perfeito para um banho conta ainda com uma pequena queda. O acesso é pela estrada para São Félix do Jalapão (199 km).

Dunas: É possível ver dunas no Jalapão no km 136 da estrada para Mateiros. Elas chegam a alcançar até 40 metros de altura e tem a cor alaranjada.

Fervedouro: Nesse poço de olho d água a água azul borbulha da areia do fundo. Esse fenômeno acontece, pois essa piscina natural se localiza sobre um lençol freático. A sensação que o turista tem é de flutuar em suas águas. Para chegar até o Fervedouro, basta pegar a estrada para São Félix do Jalapão (192 km).

Gruta de Suçuapara: Localizada na altura do km 15 da estrada para Mateiros está uma gruta de 15 metros de altura e 60 metros de comprimento, que forma um cânion com cachoeira.

Rafting no Rio Novo: Para conhecer bem o Rio Novo o ideal é fazer o rafting de quatro dias. O passeio começa na altura da Ponte do Rio Novo, onde as águas são bem calmas. Durante a descida observa-se o cerrado, os chapadões e as matas formadas na beira do rio. O percurso vai ficando cada vez mais emocionante à medida que se desce o rio. O passeio termina perto da Cachoeira Velha.


Dicas gerais: O último posto de gasolina fica em Ponte Alta e Novo Acordo, então vale a pena levar gasolina extra. É recomendável vacinar-se contra febre-amarela com pelo menos dez dias de antecedência.

O que levar: Boné; Cantil; Frutas; Lanches; Lanterna; Máquina fotográfica; Mochila pequena; Protetor solar; Repelente; Roupas para banho; Tênis confortável para caminhada.


Essa é minha dica para todos os viajantes que procuram grandes emoções! Aproveitem, o lugar é lindooooo!

Sem mais...

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início