O mais estranho avião do mundo é projetado pela Nasa
Não, essa não é uma montagem de Photoshop e você não precisa de óculos – as asas desse avião realmente são oblíquas, com 60 graus de inclinação em relação a sua fuselagem. Conheça o AD-1 Oblique Wing Aircraft, uma criação da Nasa.
O AD-1 foi criado pelo Centro de Pesquisa em Vôo Dryden, da Nasa, nos anos 1970. O objetivo dos engenheiros ao criar um avião com um design tão diferente era economizar no combustível. As asas oblíquas fariam com que a necessidade de combustível do AD-1 fosse apenas a metade do que a de um avião convencional, em velocidade supersônica, graças a sua aerodinâmica.
E, como você pode ver pelas imagens, o projeto não ficou apenas no papel. O avião pilotado por um oficial (já havia sido feito um protótipo controlado remotamente) decolou em 1979 e funcionou perfeitamente.
O avião não fica com as asas oblíquas o tempo todo. Ele decola com uma configuração normal e, quando atinge a velocidade certa, suas asas passam por uma leve rotação até atingir o ângulo de 60 graus.
Apesar de voar corretamente, pilotar o avião quando suas asas estão em um ângulo maior do que 45 graus não é fácil, então o projeto foi abandonado e o AD-1 fez seu último vôo em agosto de 1982.
O AD-1 foi criado pelo Centro de Pesquisa em Vôo Dryden, da Nasa, nos anos 1970. O objetivo dos engenheiros ao criar um avião com um design tão diferente era economizar no combustível. As asas oblíquas fariam com que a necessidade de combustível do AD-1 fosse apenas a metade do que a de um avião convencional, em velocidade supersônica, graças a sua aerodinâmica.
E, como você pode ver pelas imagens, o projeto não ficou apenas no papel. O avião pilotado por um oficial (já havia sido feito um protótipo controlado remotamente) decolou em 1979 e funcionou perfeitamente.
O avião não fica com as asas oblíquas o tempo todo. Ele decola com uma configuração normal e, quando atinge a velocidade certa, suas asas passam por uma leve rotação até atingir o ângulo de 60 graus.
Apesar de voar corretamente, pilotar o avião quando suas asas estão em um ângulo maior do que 45 graus não é fácil, então o projeto foi abandonado e o AD-1 fez seu último vôo em agosto de 1982.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário