sábado, 5 de fevereiro de 2011

Águas da Pedra fará resgate de materiais arqueológicos na área da usina Dardanelos, em Aripuanã

Blog da Sandra Carvalho


A Energética Águas da Pedra S/A, SPE que tem como acionistas as empresas Neoenergia (51%), Eletrobras Eletronorte (24,5%) e Eletrobras Chesf (24,5%), responsável pela construção, operação e manutenção da UHE Dardanelos situada no município de Aripuanã – MT, realizará a semana pedagógica arqueológica a partir de  segunda-feira, dia 07 de fevereiro.
Foto: Sandra Carvalho

Usina está localizada no município de Aripuanã, norte de Mato Grosso
A ação é uma continuidade as atividades dos programas Sócio-ambientais do Projeto Básico Ambiental do Empreendimento.

Esta atividade insere-se no Programa de Salvamento Arqueológico conforme as exigências da legislação de proteção ao patrimônio arqueológico nacional (Lei 3.924/1961 e Portaria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN  230/2002 e conforme Artigo XX da Constituição Federal), que exige a realização do estudo prévio com levantamentos dos sítios arqueológicos existentes na área do empreendimento e, posteriormente seja providenciado o seu salvamento.

Para tanto, em 2007 foi encaminhado ao IPHAN o Projeto de Arqueologia Preventiva na Área de Influência Direta do AHE Dardanelos, o qual obteve a Portaria que autorizou a pesquisar e resgatar o material arqueológico, o qual se encontra sob a guarda do Instituto Homem Brasileiro em Cuiabá, MT, onde ocorre os trabalhos de análise em laboratório. Em 2009 a Portaria foi renovada para dar continuidade às atividades de campo, laboratório e do Programa de Educação Patrimonial.
Foto: Sandra Carvalho

Ação da Águas da Pedra atende Programa de Salvamento Arqueológico e exigências do IPHAN

Nesta semana serão apresentados os resultados preliminares da pesquisa arqueológica do AHE Dardanelos e terá atividades de educação continuada para os professores sobre o tema Arqueologia. As atividades constituirão de capacitação dos professores, entrega e elaboração de material didático, e a introdução do tema Arqueologia ao longo do ano 2011 na grade curricular escolar.

Participarão dessa semana todos os professores da rede de ensino municipal e estadual que leciona no município de Aripuanã. Além das atividades com o público escolar, haverá divulgação à comunidade de Aripuanã e região das pesquisas arqueológicas realizadas na área do AHE Dardanelos através de cartilhas, folders, banners, e outros meios.
Foto: Sandra Carvalho

Projeto de Arqueologia Preventiva será realizado na área da usina

Seja o primeiro a comentar

Copyright© 2008-2015 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA Todos os direitos reservados | By: MICHEL FRANCK

Início